Redução do preço do gás da Petrobras tem impacto nas indústrias de pequeno, médio e grande porte

Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (exporta gás GLP e gasolina natural produzidos no ES)

Os preços de venda de gás natural para as distribuidoras estão menores desde segunda-feira (3). A queda foi decidida pela Petrobras, para reafirmar os compromissos definidos para o novo mercado de gás natural do país. Estudo do Ideies divulgado nesta quinta-feira (06) mostrou que a redução de 48%, anunciada pela Petrobras, tem impacto de até 14,1% na tarifa final para a pequena indústria, de 21,6% para a média e 22% para a grande.

O economista chefe da Findes e diretor executivo do Ideies, Marcelo Saintive, explicou que o gás natural é um diferencial competitivo importante para a indústria, bem como para a atração de investimento. “A garantia de um preço competitivo é uma condição essencial para manutenção de plantas industrias intensiva no uso do GNL como insumo e para a atração de novos investimentos no Estado”, ressaltou Saintive.

A pesquisa revela que para o consumo industrial de pequeno porte, estima-se que uma redução de 48% no custo de aquisição do gás natural pode alcançar uma queda de 14,1% na tarifa final. Já para o consumo industrial de médio e grande porte, estima-se a redução pode alcançar uma queda de 21,6% e 22%, respectivamente.

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, essa notícia da Petrobras é ótima para as indústrias do Espírito Santo. “É um passo importante, já que o gás natural é um insumo e fonte de energia que tem enorme peso na composição de custos de vários setores da indústria, como mineração, celulose, fertilizantes, petroquímico, siderurgia, vidro e cerâmica, alimentos e bebidas. Mas o que vai modernizar mesmo o setor, garantindo maior competitividade e redução nos custos, é a PL 6407, a nova lei do gás, que tramita no Congresso. Esperamos que a classe política entenda a importância dessa medida para a economia do país e aprove o quanto antes. Contamos com o apoio da nossa bancada federal”, destacou Cris.

Confira a pesquisa na íntegra!

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

16 de maio de 2024
Findes e Sesi ES anunciam investimento de R$ 34,2 milhões para Escola de Referência em Aracruz
15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES