Representantes da Fieg estiveram no ES e demonstraram interesse pelo Proindústria, programa da federação capixaba para fortalecer o setor por meio da qualificação de dados e análises técnicas
Projetos voltados para área ambiental, incluindo desburocratização em licenciamentos, inteligência de indicadores, modelo de programa voltado para a área de desenvolvimento e competitividade, estudos de conjuntura econômica e hub de inovação. Estes foram alguns temas que a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) apresentou para representantes da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), que estiveram em Vitória, nesta semana.
Em visita ao Estado, uma comitiva da Fieg conheceu diferentes modelos de projetos que a Federação capixaba desenvolve. Dentre os temas que mais chamaram a atenção estão o Proindústria – programa da Findes criado em 2021 para fortalecer o setor industrial por meio da qualificação de dados e análises técnicas –, o trabalho com startups feito pelo Findeslab e a inteligência de dados do Observatório da Indústria.
Para o vice-presidente da Fieg e também presidente do Conselho de Meio Ambiente da Federação goiana, Flávio Rassi, a visita ao Espírito Santo foi um importante momento de troca de informações e aprendizado entre as federações.
“Também temos em nosso Estado uma área de desenvolvimento e competitividade. E o que nos chamou muita atenção foi conhecer como a indústria capixaba sistematiza o que é desenvolvido pelos especialistas, o impacto que é gerado no desenvolvimento do Estado e a forma que apresenta esse resultado para a sociedade por meio do Proindústria. É um projeto que vamos replicar na Fieg com certeza.”
A presidente da Findes, Cris Samorini, já visitou a Federação de Goiás em oportunidade anterior e destaca que sempre é importante manter o alinhamento entre instituições que têm foco em contribuir com o desenvolvimento da indústria e com a melhoria do ambiente de negócios.
“Ficamos muito felizes em receber a comitiva de Goiás e, principalmente, por dividir os projetos que estão evoluindo muito a nossa indústria e rendendo resultados. A Findes está inserida em diferentes debates no Estado, desde infraestrutura até meio ambiente. E há muitas contribuições de nossos especialistas em estudos que são utilizados de base pelo Governo do Estado, por exemplo. O diálogo que mantemos com o setor público e privado está sempre muito embasado dentro da casa pelo nosso time técnico”, afirmou Cris.
Mais sobre a visita ao ES
A visita da Fieg contou com dois momentos no Espírito Santo. Na segunda-feira (21), o encontro foi na ArcelorMittal Tubarão, com reunião entre os Conselhos de Meio Ambiente das Federações e uma visita na multinacional, para conhecer os requisitos ambientais da empresa.
Na terça-feira (22), o evento foi na sede da Findes, com a apresentação das ações do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) da Findes, com destaque para a atuação da Federação com os órgãos colegiados e as estratégias de implantação da Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança); visita ao Findeslab – hub de inovação da indústria – e ao Observatório da Indústria.
A comitiva da Fieg foi liderada pelo vice-presidente da Fieg, Flávio Rassi, com participação do presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Fieg, Célio Eustáquio de Moura, e de alguns conselheiros.
Na Findes eles foram recebidos pela presidente, Cris Samorini; pelo vice-presidente, Paulo Baraona; pela economista-chefe do Observatório da Indústria da Findes, Marília Silva; além de representantes do Coemas da Federação capixaba.
Por Lorena Zanon
RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES
Lorena Zanon – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9617-6340
E-mail: [email protected]
Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: [email protected]