A Federação das Indústrias do Espírito Santo, por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás e Sebrae/ES, firmaram um convênio para a realização de um trabalho customizado, através de uma consultoria especializada. O Programa Fornecedor Competitivo, que encerrou no dia 16 de dezembro, apresentou resultados satisfatórios. O objetivo era aumentar a assertividade na geração de negócios com as empresas da cadeia de Petróleo e Gás.
O Programa iniciou em fevereiro de 2020 e foi responsável pela capacitação de 44 empresas capixabas, sendo que, 30 são fornecedores tradicionais e 14 se tratam de startups/empresas de base tecnológica. A capacitação foi por meio de consultorias individuais e coletivas para o desenvolvimento do “Modelo de Negócio”, por workshops, oficinas e informes estratégicos.
“O Programa Fornecedor Competitivo foi fundamental para definição da estratégia da Entregamos para entrada no mercado de Óleo e Gás e nos proporcionou trocas produtivas entre as empresas do próprio Programa e oportunidades de parceria com grandes players do setor através das rodadas de negócio intermediadas pelo Fórum Capixaba de Petróleo e Gás”, disse João Victor Coimbra, Growth Manager da Entregamos.
Vários temas foram trabalhados neste programa, como: Elementos Competitividade e Diagnose; Ecossistema de apoio a Competitividade; Plano Estratégico para P&G (Estratégia/Mercado/Cliente); Gestão de Resultados; Requisitos da Indústria de Petróleo e Gás; Governança e Compliance; Liderança; Processos; Pessoas; Tecnologia & Inovação; Competências essências (VRIO); Parceiros e Fornecedores e Sistema de Informação e Governança de Dados.
Para o diretor Operacional da Neo Vision, Phillip Rios, o Programa é essencial para o desenvolvimento do setor. “A Neo Vision – Remote Survey, se orgulha de, em 2020, ter participado de um programa tão importante e eficaz como o Fornecedor Competitivo. Com o crescimento dos investimentos no setor de Óleo e Gás, é fundamental e urgente a capacitação do mercado como um todo, e ficamos felizes de fazer parte dessa construção”, disse Phillip Rios.
“O Programa fornecedor competitivo foi importante para a VPS Group, pois possibilitou agregar valor e alavancou o crescimento no mercado de inovação tecnológica voltado ao mercado onshore e offshore. A empresa destaca que inovar é PRECISO”, disse Manoel Passos, CEO da VPS Group.
Para auxiliar na promoção das atividades e desenvolvimento do “Modelo de Negócio” de cada empresa, Findes e Sebrae contrataram o Consultor Antônio Batista, que possui ampla experiência no assunto. Além do consultor, outras entidades e organizações participaram no desenvolvimento das temáticas, contribuindo com suas expertises e exemplificado e servindo como referência para a construção do conhecimento dos participantes.
Resultados
Foram 18 workshops de capacitação e 140 reuniões individuais de monitoria e acompanhamento. Outro resultado relevante ficou em torno do Diagnóstico de Maturidade, aplicado em março e replicado em dezembro, visando a mensuração da evolução dos indicadores dos participantes.
Nesse diagnóstico, foi observado a evolução média de 143% entre as empresas, com destaque para o aumento de 157% no indicador de “Canais e Formas de Relacionamento com Clientes”, para os fornecedores tradicionais, e crescimento de 830% entre as empresas de base tecnológica na temática “Tecnologias” (Físicas e Digitais).