Prêmio IAB: inovações ampliam competitividade da indústria capixaba de alimentos e bebidas

O que uma caixa plastificada sustentável, um pote de requeijão mais resistente ao armazenamento e uma embalagem capaz de dobrar a validade de um produto têm em comum? A inovação. Realizado no último dia 05, o 4º Prêmio Senai de Inovação em Alimentos e Bebidas (IAB) reconheceu iniciativas que trazem competitividade às indústrias capixabas do setor.

O industrial Mauro Lúcio, diretor-presidente da Atum do Brasil, localizada em Itapemirim, venceu o prêmio com uma embalagem para peixes frescos que aumentou o tempo de conservação de sete para 14 dias. “Esse produto vem sendo aperfeiçoado desde 2013 e hoje conseguimos um resultado único, que ampliou nosso volume de negócios”, detalhou.

Promovido pela Câmara Setorial das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Findes, o Prêmio IAB teve a participação de quase 40 empresas, que concorreram em duas categorias: design de embalagem e inovação de produto – subdivididas entre micro/pequenas e média/grandes empresas.

As vencedoras vão participar de uma trilha da inovação, com ações e ferramentas que estimulam a continuidade do processo de inovação na empresa, além de troféu e vídeo institucional. Segundo o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, o caminho da competitividade passa pela inovação.

“Inovar, ser mais produtivo, ganhar competitividade e alcançar novos mercados. É este o caminho que desejamos para a indústria capixaba, é por este objetivo que nós, do Sistema Findes, vamos trabalhar. O Prêmio IAB é uma oportunidade fantástica para apresentar boas práticas e induzir melhorias contínuas em nossas indústrias”, enfatizou Castro.

 

Confira a lista de vencedores:

 

Design de Embalagem – Micro/Pequena Empresa 

 

 

1º lugar – Finnis Sabor e Saúde

Embalagem de mistura multifuncional: caixa plastificada interna e externamente, sustentável, permitindo o acondicionamento do produto com preservação de suas características.

 

 

 

 

2º lugar – Cachaça Santa Terezinha

Garrafa de cachaça: adição de bico dosador na garrafa de cachaça evitando desperdício e respingos. Embalagem de vidro permitindo sua reutilização.

 

 

 

3º lugar – Vista Linda Cafés Especiais

Cápsula de café: cápsula lacrada que impede a propagação do aroma do café, selo de fundo facilmente perfurado pela máquina (que evita danificação das agulhas), selo de alumínio e embalagem externa compacta.

 

 

 

 

Design de Embalagem – Média/Grande Empresa 

 

 

1º lugar – Laticínios Rezende Ltda

Pote de Requeijão: embalagem de 400g diferenciada pela sua rigidez, evitando a deformação durante o armazenamento/consumo, permitindo sua reutilização, inclusive podendo ser levada à geladeira, ao freezer e ao micro-ondas.

 

 

 

 

2º lugar – Catuaba Industria de Bebidas S/A

Embalagem de xixa: nova embalagem do produto, com 300ml, que lembra utensílios indígenas.

 

 

 

 

 

3º lugar – Café Meridiano

Cápsula de café: embalagem rotulada com QRCode com identificação do lote, lacrada com alumínio com injeção de nitrogênio.

 

 

 

 

Inovação de Produto – Micro/Pequena Empresa 

 

 

1º lugar – Chocolate Terra Cacau LTDA

Chocolate em barra: chocolate feito com cacau da própria fazenda, apresentado em barrinhas em formato alpino, com alto teor de cacau, rico em fibras e com 42% nibs, proporcionando maior crocância.

 

 

 

 

2º lugar – Padoca Produtos Naturais

Pão de milho com canela e coco: produto sem glúten, sem leite, sem ovo e sem soja, para pessoas alérgicas, intolerantes à lactose e celíacas. 100% natural com legumes e frutas em sua composição.

 

 

 

 

 

3º lugar – Agrofruta do Brasil Alimentos Ltda

Geleias exóticas: geleia diet com sabores exóticos (maracujá com cenoura, damasco com maracujá, e cebola roxa caramelizada), zero adição de açúcar.

 

 

 

 

Inovação de Produto – Média/Grande Empresa 

 

 

1º lugar – Atum do Brasil

Peixe congelado: cortes especiais e nobres de pescados frescos, embalados em bandejas de plástico fechadas com filme especial personalizado, com atmosfera controlada. Produzido gás especial para dobrar o tempo de conservação do produto de sete para 14 dias.

 

 

 

 

2º lugar – Companhia de Alimentos Uniaves

Frango congelado desossado: frango desossado, sem asas, temperado e congelado. Produto único no mercado, com tolerância máxima de 2% de partes dilaceradas, 1% de fragmento ósseo e 10% de salmoura.

 

 

 

 

3º lugar – Laticínios Rezende Ltda

Requeijão: requeijão com textura lisa, brilhosa, consistente e cor homogênea, possibilitado pela utilização de um equipamento inovador. Primeira indústria no Brasil a utilizar esse equipamento em escala industrial.

 

 

 

 

Por: Rafael Porto

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