Findes em Dia: Por que a produção de petróleo em terra no ES tem crescido?

Imagem de exploração de petróleo onshore | Foto: Pixabay

A produção em terra de petróleo e gás natural vem crescendo no ES. Atualmente, o Estado possui a 5ª maior reserva de petróleo e a 8º maior de gás natural onshore (em terra) do país.

A extração no solo capixaba está concentrada em quatro municípios do Nordeste: Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré e Linhares.

Os dados são do Anuário de Petróleo e Gás Natural do ES, produzido pelo Observatório da Indústria da Findes, com o apoio do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia.

Eles foram apresentados a empresários e autoridades no último dia 10, durante o Equinor Day, que aconteceu na sede da Federação em Vitória.

No início de 2015, com a implementação do seu Plano de Desinvestimento, a Petrobras negociou mais de 38 ativos onshore no ES. Todos foram vendidos. Eles representam aproximadamente 120 poços em 18 campos de produção.

De acordo com o Anuário, a maior parte das transferências de campos de exploração de óleo e gás natural para operadores privados ocorreu entre o final de 2019 e meados deste ano.

Comparando os volumes médios de produção antes e depois do desinvestimento da Petrobras, é possível perceber uma tendência geral de alta nos campos vendidos.

No caso do Campo Rio Itaúnas, localizado na Bacia do Espírito Santo, a noroeste do município de Conceição da Barra, a produção onshore de petróleo cresceu em 759%.

E no Campo Jacutinga, também na Bacia do Espírito Santo, mas ao sul da cidade de São Mateus, a alta da produção de gás natural foi de 557%.

O percentual é relativo aos últimos 12 meses de produção pré e pós desinvestimento.

Pois é, a chegada de novas empresas do setor de petróleo e gás aumentou o investimento na revitalização e no prolongamento da vida útil de áreas que deixariam de ser exploradas. Isso significa ganho para a economia do Estado!

No ES, quase 530 empresas fazem parte da cadeia produtiva do setor, que gera 12 mil empregos formais. Além disso, parte dos resultados positivos que a indústria extrativa capixaba vem tendo ao longo de 2023 são devido a esses aumentos de produção dos campos terrestres.

O setor extrativo do ES cresceu 48% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com Pesquisa Industrial Mensal (PIM-RG) do IBGE, divulgada na última semana.

Com o resultado, o ES registrou a sétima alta consecutiva no segmento, assim como o seu melhor desempenho desde julho de 2010 (59,3%).

Segundo os dados da ANP, no acumulado de janeiro a agosto deste ano, a produção capixaba teve alta de 16,3% petróleo e 13,9% gás natural.

Saiba mais

Findem em Dia

 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES

Siumara Gonçalves – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9728-4606
E-mail: [email protected] 

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: [email protected]      

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo