Pesquisadores do Ideies conquistaram o 1º e 2º lugar no Prêmio ES de Economia

Pesquisadores do Ideies conquistaram o 1° e o 2° lugar no Prêmio ES de Economia, promovido pelo Conselho Regional de Economia no Estado. A premiação, que contempla as categorias Monografia e Artigo, aconteceu ontem (13) no evento em comemoração ao Dia do Economista. O Prêmio tem por finalidade estimular a produção acadêmica capixaba em temas relacionados à área de Economia.

O artigo produzido pelos pesquisadores do Ideies analisa as exportações do Espírito Santo a partir de 1997 e destaca que, mesmo após a crise econômica internacional, o Espírito Santo manteve uma elevada corrente de comércio e se destacou entre os estados mais exportadores no país. “Em relação à pauta de exportação, a elevada concentração em uma cesta de commodities é uma característica que permaneceu marcante” disse Avanci.

Nathan Diirr e Vanessa Lima Avanci escreveram o artigo “Exportações do Espírito Santo (1997-2017): concentração, vantagens comparativas e perspectivas”, que venceu o prêmio. O segundo lugar ficou com o artigo “Economia Urbana: um estudo de caso do mercado imobiliário do município de Vila Velha – ES”, escrito por Sarah Sartório.

“O prêmio tem o mérito de incentivar a produção de conhecimento científico sobre o Espírito Santo. Neste sentido, contribuiu para uma análise crítica da situação econômica e social do estado e para uma reflexão sobre o desenvolvimento regional” salientou Vanessa Lima Avanci, que é analista do Observatório da Indústria.

Segundo ela, os resultados do estudo apontam que, a partir dos anos 2010, com o desenvolvimento da exploração de petróleo no Estado, houve um aumentou da participação desse produto nas suas exportações. “Por outro lado, também se observou que o estado possui atividades com vantagens competitivas em setores que produzem bens manufaturados e pode buscar aumentar sua competitividade no comércio internacional”, ressaltou.

Já o pesquisador Nathan Diirr, que é analista do Observatório do Ambiente de Negócio, destacou que o Espírito Santo é um Estado com elevado grau de abertura comercial para o resto do mundo, o que favorece a economia regional. “Contudo, suas exportações estão concentradas em commodities e com isso dependente de oscilações de demanda e preços internacionais” disse.

 

Por Thaíssa Dilly

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica
2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi