“O caminho agora é ser conservador financeiramente e arrojado comercialmente e na inovação”

A frase do título desta materia foi uma das principais falas do CEO da Brain Business School, Ricardo Mollo, que apresentou a webinar “Finanças e Gestão de Fluxo de Caixa em tempos de crise” do IEL Nacional na série mentoria em Gestão Empresarial na noite desta quinta, 14/5. Foi uma verdadeira aula de finanças para os 474 participantes de todo o país. Quem perdeu, pode acessar pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCEFdqLpFS7phIyEQud3iUGA

Confira abaixo uma série de orientações do CEO que você pode utilizar tanto na gestão de sua empresa como na vida pessoal.

“Passamos não somente por uma crise na saúde, mas também econômica e infelizmente também política. Temo que o Brasil vai demorar mais tempo para sair da crise do que os países europeus porque perdemos a chance de nos antecipar aproveitando o aprendizado dos demais países. Nossos governantes estão em conflito ao invés de se unirem para amenizar o problema. A situação é grave, o ano será duro e de muitas incertezas, mas não podemos nos apavorar e nem nos desesperar”, afirma Mollo.

Para ele, empreender sempre foi duro e difícil neste país, mas nós brasileiros somos habituados à crises. O mais importante é planejar como vamos enfrentar essa crise nos próximos 6 meses. O que precisamos neste momento?

“Uma liderança firme e eficaz, sermos positivos em relação ao futuro no médio prazo mas realistas em relação à crise no curto prazo. Fazer um rápido planejamento e um plano emergencial para os próximos 3 a 6 meses. Importante colocar metas claras, realistas. Não é o momento de se iludir. O segredo agora é ser conservador financeiramente e arrojado comercialmente e nas inovações que gerem resultados no curto prazo. É preciso reagir rápido, gastar o mínimo possível, buscar novas vendas e reposicionar o negócio”, alerta Mollo.

Sobre o fluxo de caixa, o CEO foi enfático: “é fundamental fazer uma projeção de fluxo de caixa conservadora considerando o plano de ação da companhia. Calcule o impacto de caixa pelas perdas de receitas e resultados. Dimensione o caixa necessário para passar pela crise. Se não tiver caixa suficiente, precisará reduzir custos e despesas fixas, captar dinheiro ou vender ativos. Crie cenários de fluxo de caixa considerando as potenciais ações comerciais, captações de recursos, redução ou vendas de ativos. Faça um plano de ação financeiro para garantir caixa para continuidade da operação. Importante também eliminar drenos de caixa como tarifas e gastos administrativos, identificar potenciais ganhos de curto prazo nas unidades de negócios, limitar pagamentos e renegociar prazos. Se estiver no limite, atrase alguns pagamentos, mas sempre tente negociar, pois essa é a solução”, ensina.

Outras importantes lições do CEO foi no relacionamento com os clientes. “É importante buscar adiantamentos de clientes e também reduzir a atividade capital de giro – estoques e fornecedores. Tente renegociar contratos e a devolução de estoques. Não esqueça também de renegociar dívidas vencidas e buscar recursos financeiros extras”, completa o CEO.

Por Carol Veiga

 

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

16 de maio de 2024
Findes e Sesi ES anunciam investimento de R$ 34,2 milhões para Escola de Referência em Aracruz
15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES