“Uma relação sólida entre empresário e contador, amplia os resultados das organizações”, diz Roberto Shultze

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES), Roberto Shultze

O Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas da Findes (Compem) promoveu na última quarta-feira (24), no auditório da Findes, o Seminário Gestão Empresarial.

Na ocasião, mais de 120 micro e pequenos empresários estiveram presentes para a palestra “O comportamento dos empresários em tempos atuais, suas ameaças e desafios”, ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES), Roberto Shultze.

“O departamento fiscal ou contábil é um dos mais vitais para o micro e pequeno empreendedor. A partir de informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros, é possível gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão. Além disso, garante segurança de informações e planejamento empresarial”, ressaltou Roberto.

Shultze destacou ainda que o relacionamento entre o contador e o empresário precisa ser pautado em transparência. “A relação entre contadores e empresários só pode ser saudável e produtiva se ambos agirem com ética e respeito. Assim como o contador deve tratar os números da empresa de forma correta, tanto de acordo com as leis vigentes como com a sua ética pessoal, também é obrigação empresário manejar suas contas de forma apropriada, fazendo com que aquilo que vai para a mão do contabilista esteja sempre correto. Com uma relação sólida, os resultados tendem a ser os melhores possíveis”.

Na oportunidade, também foram apresentados casos de sucesso na gestão contábil com os empresários Aloísio de Oliveira Barros (Ciclo Reciclagem) e Valdeci Barbosa (Times Soluções Contábeis). O evento contou com o apoio do Sebrae, do CRC-ES, da Buaiz Alimentos e do Senai-ES.

Fórum de Debates

Até o final do ano, o Compem promoverá mais dois seminários no projeto “Fórum de Debates das MPE Industriais”. A próxima, será realizada no dia 07 de novembro, às 18h30, no auditório do Sistema Findes. O encontro abordará a inovação e a produtividade na indústria capixaba, com a diretora de Inovação, Tecnologia e Produtividade de Sesi/Senai, Juliana Gavini.

Inscreva-se!

Confira a palestra que aconteceu no dia 24

 

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028