Setor têxtil capixaba recebe capacitação para comércio internacional

A ação, realizada nesta segunda-feira (22), na sede da Findes, fez parte do Programa Inseri, fruto de convênio entre a CNI e o Sebrae

O Centro Internacional de Negócios da Findes (CIN-ES) promoveu nessa segunda-feira (23), no plenário do Ed. Findes, em Vitória, a capacitação “Desenvolvimento de coleção e adequação de modelagem internacional”, voltada para micro e pequenos empresários capixabas do setor têxtil. A ação foi mais uma etapa do Programa Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios (Inseri), fruto de parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, tendo como agente local o CIN-ES.

“Essa capacitação específica para o setor têxtil teve com objetivo compreender as etapas e registros do processo de desenvolvimento de uma coleção de moda, com ênfase na diferenciação do produto por meio do design”, explica o gerente do CIN-ES, Christiano Furtado. “Foi uma ação relevante também porque reforçou a importância da tabela de medidas para a definição da grade de tamanhos e adequação das proporções da modelagem para o mercado internacional desse setor”, completa Furtado.

De acordo com o gerente do CIN-ES, a próxima etapa do Programa Inseri será realizada no dia 12 de junho, com o tema: “Como prospectar mercados no exterior”. A ação será aberta a todos os setores da indústria, mas sempre com foco em micro e pequenos empresários. “Essa capacitação irá abordar as ferramentas para inserção no comércio exterior que já estão disponíveis no mercado, e também os processos, pesquisas e métodos de acesso, de forma efetiva, aos mercados internacionais”, finaliza Christiano Furtado.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028