RETROSPECTIVA 2016 – Diretorias e Núcleos Regionais da Findes avançam nas conquistas em 2016

As 15 diretorias e núcleos regionais são responsáveis pela interiorização e forte presença institucional da Federação das Indústrias em todo o Estado

Fomentar o desenvolvimento econômico, interiorizar as ações do Sistema Findes, promover a resolução de gargalos logísticos e burocráticos, estimular a atração de novos investimentos, investir em educação e qualificação profissional, atender às vocações regionais e às demandas das indústrias locais e, por fim, aproximar a indústria do poder público e trabalhar a unificação das entidades, buscando solução para os desafios comuns. Esses foram os principais pontos da pauta discutida pelos Conselhos Regionais da Findes ao longo do ano de 2016, sob a coordenação dos vice-presidentes institucionais e diretores adjuntos, que são industriais e lideranças que atuam nas Diretorias e Núcleos Regionais nas macrorregiões do Espírito Santo.

Localizadas em municípios estratégicos do ponto de vista industrial (Anchieta; Aracruz; Barra de São Francisco; Cachoeiro de Itapemirim; Colatina; Guaçuí; Linhares; Nova Venécia; Santa Maria de Jetibá; São Mateus e Venda Nova do Imigrante; e Grande Vitória – constituída por Serra, Vila Velha, Cariacica/Viana e Vitória), as Diretorias e Núcleos Regionais oferecem em suas instalações toda a estrutura necessária para atender os sindicatos do setor produtivo e suas principais demandas. Com isso, a Findes leva ao interior sua representação institucional e acompanha de perto o processo de crescimento dessas regiões.

O presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), Áureo Vianna Mameri, comemora os avanços conquistados durante o ano pelo fortalecimento institucional das Diretorias Regionais.

“Por meio de nossas Diretorias e Núcleos, interagimos com o setor produtivo de todo o Estado, trazendo as demandas para a sede do Sistema Findes durante a reunião mensal do Conder, que conta com a participação de todas as 15 Regionais. Fortalecemos a atuação junto aos Conselhos Regionais, formados por representantes indicados dos sindicatos patronais, que contribuem significativamente para as discussões e decisões em prol do desenvolvimento econômico e social sustentável de cada região. O maior plano de investimentos que o Sistema Findes já fez está sendo realizado na gestão do presidente Marcos Guerra, que contempla de forma expressiva todo o interior capixaba. E nós contribuímos muito para este feito tão relevante para nossa indústria”, explica Mameri.

Entre as principais ações feitas pelas Diretorias e Núcleos Regionais da Findes em 2016, pode-se destacar a entrega da “Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades Capixabas -2017-2020″ a todos os candidatos a prefeito dos municípios do Estado, e posteriormente reuniões de alinhamento com os prefeitos eleitos; e a atualização dos dados econômicos do documento “Caminhos para o Desenvolvimento Regional”, que serve como ferramenta para as Diretorias da Findes trabalharem em conjunto com os órgãos públicos e demais entidades que lutam pelo desenvolvimento econômico capixaba.

Por Milan Salviato

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028