Livro que conta a história de Colatina será lançado na Findes

Capa do livro de José Luiz Pizzol e coordenação de Antônio de Pádua Gurgel, que será lançado nesta segunda-feira (11), na Findes

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) recebe o Antônio de Pádua Gurgel e José Luiz Pizzol na próxima segunda-feira (11), para o lançamento do livro “Colatina: sua história, sua gente”. O evento está marcado para às 19h, no Salão da Indústria.

A publicação, coordenada por Antônio e escrita por José, tem prefácio do professor Olney Braga, um grande personagem da história da Princesinha do Norte.

De interesse histórico, cultural e humanístico, as 504 páginas da obra traz ainda mapas, ilustrações e mais de 1.500 fotografias sobre a cidade, desde o início da colonização até os dias atuais, incluindo os índios botocudos.

Linha cronológica

O primeiro capítulo abrange o século XIX, seu início e depois a partir de 1850. Nesse ano, já constava de um mapa da região a Francilvânia, uma colônia de imigrantes portugueses, franceses e alemães cuja finalidade era iniciar o povoamento do território pertencente à “Grande Colatina”.

Os capítulos seguintes correspondem cada um a uma década do século XX, sempre com farta documentação fotográfica. O século XXI é o tema do último capítulo.

Aprovado para receber os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, esse projeto da editora Pro Texto Comunicação e Cultura conta com apoio do plano São Bernardo Saúde, Grupo Águia Branca, CEDISA, RODOSOL, Usina Santa Maria, FRISA, UNESC, MOTOCAP e Café Meridiano. Recebeu também apoio institucional do SINDIFER, SESI/FINDES, Metalosa e da Prefeitura Municipal de Colatina.

Durante o lançamento, o livro será vendido pelo preço promocional de R$ 100. Mais informações pelos contatos [email protected] e (27) 99864-3566, com o editor Antônio de Pádua Gurgel.

Serviço

Lançamento – “Colatina: sua história, sua gente”

Quando: segunda-feira (11/11)
Horário: 19h
Onde: Salão da Indústria, 1º Andar, Edifício Findes
Vendas: R$ 100
Mais informações: Antônio de Pádua Gurgel – [email protected] | (27) 99864-3566

*Por Fiorella Gomes
Com informações de Antônio Gurgel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo