IEL completa 49 anos de história no Espírito Santo

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL ES) completa, nesta quarta-feira (15), 49 anos de atuação no Espírito Santo com uma história de grandes conquistas em benefício das indústrias. A entidade prepara as empresas capixabas para um ambiente de alta competitividade, oferecendo soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras.

Somente nos últimos sete anos, a entidade inseriu 20.154 estagiários no mercado de trabalho e capacitou 41.610 profissionais no Espírito Santo. A instituição também realizou cerca de 160 mil horas de consultoria em atendimento as demandas das empresas capixabas.

O superintendente do IEL ES, Paulo Lacerda, destacou a importância da atuação da entidade no Estado. “Trabalhamos em prol do desenvolvimento não só da indústria, mas também de todo o setor produtivo capixaba”, disse. Nas últimas décadas, o instituto criou ferramentas inovadoras e desenvolveu soluções empresariais para o mercado capixaba.

“Aniversário é sempre um momento de reflexão. Vemos o passado com muito orgulho de tudo o que fizemos. Enquanto, observamos o presente e o futuro com muita empolgação e esperança de continuar ajudando as empresas a aumentar a sua competitividade no mercado capixaba”, ressaltou Lacerda.

 

Missão

O IEL-ES está empenhado em cumprir a missão de formar gestores, transformar empresas e conectar soluções e oportunidades de negócio no Espírito Santo. Faz isso preparando estudantes e também empresários, tudo com o objetivo de tornar a indústria capixaba mais competitiva.

“Atualmente, temos três focos bem definidos: a nossa missão é formar, transformar e conectar. Formar gestores com os nossos programas de curta e média duração. Desde palestras de uma hora de duração até um MBA de 360 horas. Transformar empresas por meio de consultorias, que ajudam no seu desenvolvimento produtivo. Além de conectar as soluções da academia (universidades) aos desafios das empresas no Estado”, afirmou.

O instituto possui uma série de ações em consultoria para ajudar as empresas a normatizar e otimizar processos, a fim de tornar as equipes mais produtivas e mais competitivas no mercado. Os consultores são treinados para identificar as possibilidades de crescimento e diagnosticar gargalos e oportunidades de melhoria.

“Temos o programa de desenvolvimento de fornecedores mais antigo em atividade no Brasil, que é o Prodfor. Já passaram mais de 700 empresas pelo programa. Empresas que se transformaram por meio desta ferramenta de gestão”, salientou.

Desde sua primeira certificação em 1998, o objetivo do Prodfor é estabelecer e implementar um modo integrado para o desenvolvimento e qualificação dos fornecedores das principais empresas instaladas no Espírito Santo.

 

Novidades

O IEL-ES vai lançar, no próximo dia 28, um novo programa de estágio com o foco na inovação e realização de projetos para solução de problemas nas empresas.

“Chamado de Estágio Transformação, o novo modelo de estágio vai agregar mais valor tanto aos estudantes e instituições acadêmicas quanto para as empresas participantes, pois os estagiários terão a oportunidade de aplicar uma proposta de melhoria na indústria, com o acompanhamento de um professor da sua escola ou universidade”, explicou Lacerda.

Outra novidade é o lançamento, ainda neste semestre, do Programa de Mentoria do IEL-ES. O objetivo é conectar os novos empreendedores a empresários consagrados no mercado.

“Vamos lançar um programa de mentoria para empreendedores terem acesso a empresários mais experientes. Eles poderão conversar sobre o que esse empresário fez de certo e errado, a fim aprender com a sua trajetória no mercado”, salientou. A mentoria tem como foco ajudar alguém a alcançar objetivos, aprimorando suas habilidades técnicas ou interpessoais.

 

Fórum IEL de Gestão

No próximo dia 22, será realizada a segunda edição do Fórum IEL de Gestão. O evento nasceu em 2017 e reúne as principais lideranças empresariais e de instituições de apoio ao desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo. Com o tema “Propósito e Pessoas Construindo Resultados”, o evento acontece no Itamaraty Hall, junto com o lançamento do Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas do ES.

O objetivo é proporcionar a empresários, executivos e gestores capixabas o acesso a conhecimentos sobre negócios e gestão, permitindo atualização e aprimoramento do processo de tomada de decisões.

As inscrições para este ano já estão esgotadas

Mais informações!

 

Por Thaíssa Dilly

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028