Em reunião com bancada federal, Findes apresenta projetos prioritários para a indústria capixaba

Em reunião com a bancada federal no Congresso Nacional na última terça-feira (27), Léo de Castro, presidente da Findes, apresentou algumas demandas e projetos da indústria capixaba para a melhoria do ambiente de negócios no estado e criar condições para o desenvolvimento econômico capixaba.

Castro lembrou que apesar do delicado momento econômico que o país atravessa, o Espírito Santo vive um momento saudável devido a implantação de dois grandes projetos: Ferrovia Vitória-Rio EF 118- com investimento de R$ 4,8 bilhões, e Porto Central, com investimento de R$ 3 bilhões.

“Vivemos um momento saudável. Poucos estados da federação tem esse privilégio. Daí a necessidade de aprovar projetos que permitam a retomada do desenvolvimento. A economia do ES tem que ser competitiva”, disse aos parlamentares.

Durante o encontro, a Findes pediu apoio para a aprovação de 15 projetos que, uma vez em vigor, vão contribuir com o fortalecimento da indústria e da economia do Espírito Santo.

 Projetos 

REFIS – Vetado pelo presidente Michel Temer, o projeto institui o Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, optantes pelo Simples Nacional. A Findes defende a derrubada do veto.

Gás – O PL 6407/2013, que dá nova regulamentação à produção e à distribuição de gás, está na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. O projeto altera o regime de exploração da atividade de transporte de gás natural no Brasil, que passaria a ser feito por autorização.

Ferrovia – Sobre a criação da Estrada de Ferro (EF 118) que ligará os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, a Findes defende “a renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, com aplicação de recursos da contrapartida no ES, através da implantação da EF 118”.

Porto Central – A Licença de Instalação (LI) para as obras do Porto Central, em Presidente Kennedy, também foi outra pauta proposta pelos empresários capixabas. O documento foi emitido nesta quinta-feira (01) e o Porto vai movimentar a economia local e gerar até dois mil empregos.

BR´s 262 e 101 – A duplicação dos sete quilômetros iniciais da BR-262, entre Vitor Hugo e Marechal Floriano. “A duplicação aumentará a velocidade média na estrada, reduzindo custos de frete, além de reduzir o número de acidentes”, afirma documento da Federação entregue aos parlamentares da bancada capixaba.

Porto Barra do Riacho – Está sendo providenciado termo de cooperação técnica entre Findes e Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) para que a Codesa entregue à Federação estudos patrocinados pela indústria.

ZPE´s – Com a autorização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Aracruz, os empresários capixabas estão de olho na possibilidade da criação de novas ZPE´s no Estado. As ZPE´s aumentam a atratividade dos portos onde se instalam e criam oportunidades para a indústria.

Sudene – Em tramitação no Senado, o PLP 76/2007 inclui os municípios de Aracruz, Itarana e Itaguaçu na área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A inclusão aumentará a competitividade desses municípios.

Reformas Microeconômicas – A Findes pede apoio para inclusão na pauta de votação das comissões da Câmara dos Deputados, de dois projetos considerados prioritários: O PL 6530/2009, que promove a desoneração das etapas intermediárias da produção, permitindo maior competitividade das empresas brasileiras; e o PL 4311/2012, que eleva de 30% para 50% o limite máximo para compensação dos prejuízos fiscais acumulados nos exercícios anteriores. Na prática, confere “justiça fiscal” ao setor produtivo.

Simplificação Tributária – No diálogo também foi lembrada a importância da agilidade na votação do PLP 396/2014 (anexados aos PLP´s 445/2014 e 184/2015). O projeto, que está na Câmara, estabelece prazo de 12 meses para a entrada em vigor dos dispositivos de lei ou dos atos administrativos que implicarem novos custos.

Cadastro Positivo de Crédito – O PLS 212/2017 visa ampliar o acesso dos consumidores ao crédito. O objetivo é reduzir o índice de inadimplência em pelo menos 45% e os juros bancários em, no mínimo, 4 pontos percentuais. O projeto se encontra na Câmara e a Findes pede apoio para que a matéria seja distribuída às Comissões da Casa.

Sistema Financeiro – Sobre o PLS 102/2017, que trata da modernização do Sistema Financeiro Nacional, a Findes pede a designação do relator na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados. O projeto “reduz barreiras à entrada no mercado financeiro de instituições financeiras estrangeiras, como forma de ampliar a concorrência e estimular a oferta de crédito”.

Com informações da Agência Congresso.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

30 de outubro de 2025
Informe Estratégico – Validade da quitação geral em Plano de Demissão Incentivada (PDI)
28 de outubro de 2025
Informe Estratégico – Geolocalização como meio de prova para afastar horas extras
27 de outubro de 2025
Fórum IEL de Gestão 2025 traz ao Espírito Santo uma das maiores referências globais em empresas familiares