Escola de Associativismo apresenta casos de sucesso na Saúde em São Mateus

O caso da Associação Vidas, que ajuda a administrar hospitais filantrópicos de Aracruz e de Linhares, motivou os convidados do evento

A terceira edição do evento “Associativismo na Saúde”, realizada pela Escola de Associativismo – por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) – junto com a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (Fehofes), aconteceu em São Mateus nessa terça-feira, dia 28 de março, reunindo empresários e gestores de hospitais filantrópicos da região.

O caso de sucesso que mais chamou a atenção dos convidados foi o da Associação Vidas, apresentado pelo industrial de Aracruz, Luís Soares Cordeiro, que destacou a satisfação em doar seu tempo em prol da entidade.

“’Com amor e por amor salvamos vidas’. Essa frase foi criada pelo presidente da Associação, Etore Selvatici Cavallieri. Realizamos um estudo e diagnosticamos os problemas e desafios enfrentados pelas administrações dos hospitais São Camilo, em Aracruz, e Rio Doce, em Linhares, e fomos em busca de recursos. Organizamos eventos que agora fazem parte do calendário anual das duas cidades. Com a verba arrecadada, conseguimos modernizar e equipar esses hospitais, dando-lhes condições de oferecer à sociedade um atendimento mais digno es humano”, contou o empresário, referindo-se aos eventos Expoagro e Leilão Solidário.

Nerzy Dalla Bernardina Juníor, vice-presidente institucional da Findes em São Mateus e região, lançou um desafio aos empresários locais: criar uma entidade nos moldes da Associação Vidas.

“Precisamos da colaboração da Fehofes para mapear quais hospitais precisam da ajuda da classe empresarial e vamos copiar o modelo da Associação Vidas, que realmente nos surpreendeu muito. Precisamos ter esse olhar para o próximo e a Escola de Associativismo poderá nos auxiliar na organização da entidade”, disse Nerzy elogiando a iniciativa da Escola.

Representando o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, a vice-presidente da entidade, Clara Thaís Orlandi, lembrou o primeiro evento realizado pela Escola, o qual tratava do mesmo tema: “Associativismo na Saúde”.

“Acredito que o principal objetivo deste encontro é aproximar os empresários das áreas sociais, e o que podemos fazer para motivar e inspirar a classe é apresentar esses casos de sucesso. É louvável a atitude desses empresários que se dedicam às causas sociais – nesse caso, a saúde –, ajudando a levar dignidade à população. A primeira edição desse programa foi realizada na Findes, onde recebemos o Dr. Raul Cutait, que revelou a satisfação de poder contribuir para o projeto da Escola. Ele é gestor do Hospital Sírio-Libanês, referência em saúde no Brasil, e nos deixou a seguinte mensagem, que quero repetir a vocês neste dia: ‘Façam algo diferente de forma empreendedora. É imensurável a gratificação em poder contribuir para uma sociedade mais digna e mais humana’”, relembrou Clara.

Luís Nivaldo da Silva, presidente da Fehofes, destacou em sua apresentação os principais desafios vividos pelos hospitais em todo o Estado e disse que somente no norte do Espírito Santo existem 14 hospitais filantrópicos.

“Somos a maior rede de assistência hospitalar do Espírito Santo. Somente nas regiões norte e noroeste do Estado estamos presentes em 33 municípios, que abrangem as seis diretorias regionais da Findes. Realizamos cerca de 27 mil atendimentos nesses hospitais no ano passado”, enumerou.

O diretor-presidente da Escola de Associativismo, Sergio Rogerio de Castro, apresentou as propostas de colaboração da entidade com a Fehofes. “Queremos nossas entidades mais fortes, mais assertivas e trazendo mais resultados. Uma associação robusta fortalece a sociedade civil, que por sua vez tem mais autonomia para cobrar da classe política mais eficiência, consequentemente trazendo maior bem-estar para todos. O objetivo da nossa Escola é aproximar o empresário de uma entidade que reúne a maior parte dos hospitais do Estado. Se avaliarmos a questão da saúde, por exemplo, é de total interesse do setor produtivo cuidar da população, cuidar da saúde do trabalhador. Por isso faço um apelo: procurem os empresários, convidem-nos, demonstrem o trabalho de vocês e os cativem a colaborar com as nossas entidades”, defendeu.

O evento “Associativismo na Saúde” está em sua terceira edição. Já foram realizados encontros em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. De acordo com Sergio Rogerio de Castro, a próxima região a receber o projeto será a das montanhas, em município ainda a ser definido.

Por Milan Salviato

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028