Atividade industrial capixaba inicia 2017 ainda com dificuldades de recuperação

De acordo com a pesquisa de Sondagem Industrial, o primeiro mês do ano registrou queda de 0,8 ponto se comparado a dezembro de 2016

O ano de 2017 não começou bem para a indústria capixaba. De acordo com a pesquisa Sondagem Industrial referente ao mês de janeiro deste ano, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e coordenada localmente pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), o indicador de evolução da produção industrial capixaba registrou pequena redução, recuando 0,8 ponto em janeiro, se comparado ao mês anterior (dezembro de 2016), atingindo 41,1 pontos e distanciando-se mais da linha divisória do patamar considerado como satisfatório (50 pontos).

Tenha acesso ao estudo completo.

O índice vem apresentando oscilações seguidas bem abaixo dos 50 pontos, sinalizando a dificuldade das indústrias em retomar o crescimento em meio ao cenário econômico desestabilizado em que o Brasil se encontra atualmente. De acordo com o Ideies, o indicador de produção industrial capixaba não alcança o nível satisfatório desde outubro de 2014, ou seja, há 27 meses. O indicador de evolução do número de empregados registrou acréscimo em janeiro de 2017 frente a dezembro de 2016 (+2,6 pontos) mantendo-se, entretanto, abaixo dos 50 pontos (42,8 pontos).

Apesar das ligeiras quedas nos índices citados, o diretor-executivo do Ideies, Doria Porto, acredita que o pior já passou. “A produção industrial capixaba já começa 2017 mantendo um patamar mais estável em relação ao cenário apresentado nos últimos dois anos”, aponta. “O pior momento já passou. Pelo menos os índices atuais não estão caindo de maneira expressiva, como ocorria há alguns meses. De qualquer forma, a avaliação do Ideies sobre o cenário atual é a mesma dos últimos meses: a indústria capixaba deve oscilar entre pequenas quedas e elevações nos índices avaliados pela Sondagem Industrial durante todo o 1º semestre de 2017, e uma recuperação efetiva deve ocorrer somente a partir da segunda metade deste ano, quando há a expectativa de se concretizarem reformas importantes para o país por parte do Congresso Nacional, como a previdenciária e a trabalhista”, conclui o executivo.

A pesquisa

A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião realizada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com as federações estaduais de indústrias, visando a monitorar a evolução da atividade industrial, do sentimento do empresário e, consequentemente, da evolução futura da indústria. No Espírito Santo, a pesquisa é realizada pelo Sesi/Senai/ES, por meio de sua Gerência Executiva de Economia Criativa, e pelo Ideies.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028