Alunos do Sesi-ES disputam torneio regional de robótica em MG

Três equipes disputam vaga na etapa nacional da competição

Alunos do Sesi-ES do Ensino Fundamental II e Ensino Médio estão em Minas Gerais para competir no Torneio Regional de Robótica First Lego League (FLL). São 17 alunos de três equipes: Tróia (Linhares), Lendários (Porto de Santana) e Legos Vorazes (Maruípe), além de seis técnicos que participam, nesta sexta (23) e sábado (24), da disputa com outras 50 equipes do Rio e de Minas Gerais. Os vencedores se classificam para a etapa nacional da competição de robótica, que acontece entre os dias 16 e 18 de março, em Curitiba (PR).

Na temporada 2017/2018, com o tema Hydro Dynamics, as equipes selecionadas entre as turmas das unidades do Sesi-ES, vão apresentar projetos de robôs desenvolvidos com peças de Lego para melhorar a relação com a água: podem ser criadas soluções para como as pessoas encontram, transportam, utilizam ou descartam a água.

 

Torneio de Robótica FLL

O Torneio de Robótica First Lego League é um programa internacional de exploração científica, iniciativa da First em parceria com a  LEGO Education. No Brasil, é realizado pelo Sesi e envolve jovens de 9 a 16 anos, que podem formar equipes e competir, desde que acompanhados por dois técnicos adultos.

As equipes utilizam a tecnologia LEGO® Mindstorm para desenvolver o desenho mecânico de robôs autônomos que serão utilizados para pontuar nas missões do Desafio do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores.

O objetivo da competição é estimular nas crianças e adolescentes o gosto por carreiras nos ramos de engenharia, matemática e tecnologia, além de fortalecer a capacidade de raciocínio lógico, criatividade e inovação. Em todas as escolas do Sesi-ES, os alunos têm, em sua grade curricular, aulas de robótica que trabalham os mesmos valores.

 

Por Elaine Maximiniano

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo