30/08/2016 – Mercado da indústria audiovisual em debate na Findes

O Semeia – Seminário do Mercado da Indústria Audiovisual – reunirá especialistas para debaterem os rumos do setor no Brasil e no Espírito Santo

Quando se fala em mercado audiovisual, o senso comum o associa apenas à televisão, à publicidade e ao cinema, sobretudo ao âmbito cultural apenas. Contudo, há uma relação muito próxima com a indústria tradicional e que ainda é pouco percebida, principalmente no Espírito Santo. Com o propósito de consolidar a participação da indústria no desenvolvimento do setor no Estado, promovendo o debate, a formação técnica e de produção, a qualificação profissional e a difusão audiovisual, o Sistema Findes, por meio do Sesi e do Senai, e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado do Espírito Santo (Sinaes), promovem nesta quinta-feira (01) o Seminário do Mercado da Indústria Audiovisual – Semeia, que acontece no Auditório do Edifício Findes, em Vitória, das 8h às 13h. A inscrição pode ser feita mediante doação de 2kg de alimentos não perecíveis no site: eventos.sistemafindes.org.br.

O evento, que é voltado para profissionais do cinema e do audiovisual, além do setor acadêmico, contará com palestras de duas referências nacionais neste segmento: André Sturm (presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo – Siaesp e do portal Cinema do Brasil) e Antônio Tabet (roteirista e humorista, um dos criadores do canal Porta dos Fundos e do site Kibe Loco). O seminário terá como mediador o professor e doutor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (Ufes), Klaus’Berg Bragança. Na ocasião, o Senai-ES anunciará os cursos de aperfeiçoamento profissional para o setor, frutos de parceria com o Sinaes.

Relação com a indústria tradicional

“É importante frisar que o audiovisual não está relacionado somente com cultura, como o senso comum determina. Trata-se de toda uma cadeia que envolve desde o processo criativo à capacitação de profissionais para o setor”, enfatiza o diretor regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira, que esteve envolvido diretamente com a elaboração de cursos técnicos para atender ao setor quando era diretor dessas duas entidades pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp.

Luis Carlos continua: “Um dos pilares de um cinema de alto padrão é a iluminação, tal qual nos explicou André Sturm. Quando ele propôs estreitar ainda mais os laços do Siaesp com o Sistema Fiesp, pudemos perceber que a indústria tradicional poderia estar inserida neste tipo de qualificação por meio do Senai-SP. Contudo, descobrimos, também pelo Siaesp, que um bom técnico de iluminação para cinema deveria ter inglês fluente, pois ele iria interagir com técnicos da indústria do cinema norte-americano, notadamente a maior referência mundial no assunto. Foi aí que entramos com um curso de línguas pelo Sesi-SP. A partir disso, fomos criando uma cadeia de serviços prestados ao setor que, a partir do seminário desta quinta-feira, deverá ocorrer de maneira semelhante no Espírito Santo”.

O presidente do Siaesp, André Sturm, reforça o estreitamento desta relação. “O Siaesp faz parte da Fiesp desde os anos 80. Mas foi a partir da gestão de Paulo Skaf, atual presidente da Fiesp, que a aproximação se intensificou quando um representante do nosso sindicato passou a fazer parte da diretoria eleita da entidade”, destaca Sturm, que acrescenta: “Existe uma interação importante do setor industrial por meio de investimentos e patrocínios. Além disso, a indústria do audiovisual permite a aproximação de outras indústrias que desejam estar próximas de produtos de qualidade e que chegam a muitas pessoas”.

“O evento desta quinta-feira trará também o Antônio Tabet, que é um caso de sucesso no audiovisual para além das esferas tradicionais por ser membro fundador do site humorístico Kibe Loco e o canal Porta dos Fundos, ambos desenvolvidos por meio da plataforma web. Além disso, teremos uma referência no assunto aqui no Espírito Santo, que é o Klaus’Berg Bragança (Ufes) como mediador do debate após as palestras”, acrescenta o diretor regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira.

“Trata-se de um momento único, pois teremos uma troca de experiências de alto nível e ainda anunciaremos os cursos que o Senai-ES realizará para promover a elevação da qualidade técnica dos profissionais que atuam no mercado audiovisual do Espírito Santo”, conclui Luis Carlos Vieira.

Porta dos Fundos

Antônio Tabet, um dos fundadores do canal Porta dos Fundos e do site Kibe Loco, e que também fará palestra no seminário desta quinta-feira, representa o lado mais ousado e contemporâneo do mercado audiovisual. “A Porta dos Fundos provou que é possível produzir conteúdo com qualidade, liberdade editorial e autossustentável, sem estar debaixo de interesses de conglomerados de comunicação ou concessões públicas. Isso abriu o horizonte de uma geração que está na mídia hoje e criou uma concorrência indigesta para a TV”, afirma Tabet, que também enxerga de maneira positiva essa crescente aproximação do audiovisual com a indústria tradicional: “Acho excelente essa aproximação, porque é uma espécie de seleção natural. Os meios tradicionais terão de se democratizar e adequar, senão cairão no ostracismo”.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

5 de julho de 2024
Informe Estratégico – Especialistas sugerem mudanças no transporte ferroviário de carga geral
3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse