Fórum IEL de Gestão encerra edição de 2025 com grandes nomes da liderança empresarial 

Foto: Thiago Guimarães

Segundo dia contou com a CEO do Grupo Silvio Santos, Ana Karina Bortoni, e a vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz 

 

O Fórum IEL de Gestão 2025 chegou ao fim nesta sexta-feira (31), reunindo líderes e empresários no Centro de Convenções de Vitória. Em dois dias de programação, o evento promoveu debates sobre liderança, inovação e sucessão em empresas familiares, com a presença de executivos e especialistas de referência nacional. 

Foto: Thiago Guimarães

No segundo dia, o presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou a relevância das empresas familiares para a economia brasileira. 

“Em qualquer lugar do mundo, temos empresas familiares, que nascem e se desenvolvem a partir de uma ideia ou de uma necessidade de um pai, de uma mãe, de uma irmã ou de um tio. E, no Brasil, elas são a grande maioria. Segundo o IBGE, 90% das empresas brasileiras têm perfil familiar, mas apenas 30% chegam à terceira geração”, pontuou. 

O caso do Grupo Silvio Santos 

O primeiro painel da tarde foi conduzido pela CEO do Grupo Silvio Santos, Ana Karina Bortoni, com mediação da gerente de Comunicação e Relações Públicas da Findes, Beatriz Seixas. Em sua fala, Ana destacou a importância de equilibrar emoção e razão na gestão das empresas familiares. 

Foto: Thiago Guimarães

“Nas empresas familiares, é essencial equilibrar emoção e razão. O legado é o que nos conecta à história, mas é a profissionalização que garante o futuro. Cada geração precisa compreender seu papel no processo de evolução do negócio, respeitando o que foi construído e contribuindo com novas formas de gestão”, afirmou. 

Na sequência, Ana compartilhou aprendizados sobre liderança e ressaltou a importância de escutar os colaboradores da organização. 

“As melhores ideias não vêm da sala de reunião dos executivos, mas dos colaboradores que vivem o dia a dia da empresa. É essencial criar canais de escuta ativa e incentivar a participação”, destacou. 

Casos empresariais de sucessão familiar 

O evento também contou com um talk show especial sobre “Casos Empresariais de Sucessão Familiar”, reunindo lideranças de grandes empresas que vivenciam, na prática, os desafios e as oportunidades da continuidade dos negócios entre gerações. 

Foto: Thiago Guimarães

Participaram do painel Eduardo de Sá Martins, sócio-diretor do Grupo Aramita; Anna Emília Buffara, diretora e membro do Conselho da Integralmédica; e Luís Soares Cordeiro, acionista fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Estel. 

A mediação foi conduzida por Thais Nather, diretora executiva da EXEC, que trouxe sua experiência em desenvolvimento de lideranças e governança corporativa para aprofundar o debate. 

O legado do Grupo Buaiz
 

Encerrando os painéis do Fórum IEL de Gestão 2025, a vice-presidente da Buaiz Alimentos e vice-presidente financeira da Findes, Eduarda Buaiz, compartilhou sua trajetória e os desafios na liderança de uma empresa familiar. O momento também foi mediado pela gerente de Comunicação e Relações Públicas da Findes, Beatriz Seixas. 

Foto: Thiago Guimarães

“Escolhi estar no Grupo Buaiz porque tenho paixão pelo que fazemos. Cresci ouvindo meu pai falar de trabalho e aprendi, desde cedo, que o nosso negócio vai muito além dos resultados: ele é sobre pessoas. Gosto de agradecer, de olhar nos olhos e reconhecer cada um que faz parte dessa história”, afirmou. 

Eduarda também revelou que enfrenta desafios reais. “Em empresas familiares, enfrentamos crises e opiniões divergentes, mas seguimos juntos, como uma família que se reconstrói todos os dias. E as mulheres têm um papel essencial nesse processo: são o ponto de equilíbrio, trazem sensibilidade e uma nova perspectiva para o negócio.” 

Fórum IEL de Gestão 2026
 

O próximo Fórum IEL de Gestão já tem tema e palestrante confirmados. Tom Kelley, autor do best-seller The Art of Innovation, pioneiro da metodologia Design Thinking e sócio e líder global da IDEO, vai subir ao palco para falar sobre Gestão e Liderança em tempos de Inteligência Artificial, nos dias 7 e 8 de outubro de 2026. 

 

Por Yan Carlos Barbosa e Natália Magalhães 

 

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

31 de outubro de 2025
Anuário IEL: Maiores empresas do ES batem recorde e ultrapassam os R$ 200 bilhões em receita operacional 
31 de outubro de 2025
Especialista mundial em empresas familiares, John Davis, destaca pilares de sucessão no Fórum IEL de Gestão 2025
30 de outubro de 2025
Informe Estratégico – Validade da quitação geral em Plano de Demissão Incentivada (PDI)