Segundo dia contou com a CEO do Grupo Silvio Santos, Ana Karina Bortoni, e a vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz
O Fórum IEL de Gestão 2025 chegou ao fim nesta sexta-feira (31), reunindo líderes e empresários no Centro de Convenções de Vitória. Em dois dias de programação, o evento promoveu debates sobre liderança, inovação e sucessão em empresas familiares, com a presença de executivos e especialistas de referência nacional.
Foto: Thiago Guimarães
No segundo dia, o presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou a relevância das empresas familiares para a economia brasileira.
“Em qualquer lugar do mundo, temos empresas familiares, que nascem e se desenvolvem a partir de uma ideia ou de uma necessidade de um pai, de uma mãe, de uma irmã ou de um tio. E, no Brasil, elas são a grande maioria. Segundo o IBGE, 90% das empresas brasileiras têm perfil familiar, mas apenas 30% chegam à terceira geração”, pontuou.
O caso do Grupo Silvio Santos
O primeiro painel da tarde foi conduzido pela CEO do Grupo Silvio Santos, Ana Karina Bortoni, com mediação da gerente de Comunicação e Relações Públicas da Findes, Beatriz Seixas. Em sua fala, Ana destacou a importância de equilibrar emoção e razão na gestão das empresas familiares.
Foto: Thiago Guimarães
“Nas empresas familiares, é essencial equilibrar emoção e razão. O legado é o que nos conecta à história, mas é a profissionalização que garante o futuro. Cada geração precisa compreender seu papel no processo de evolução do negócio, respeitando o que foi construído e contribuindo com novas formas de gestão”, afirmou.
Na sequência, Ana compartilhou aprendizados sobre liderança e ressaltou a importância de escutar os colaboradores da organização.
“As melhores ideias não vêm da sala de reunião dos executivos, mas dos colaboradores que vivem o dia a dia da empresa. É essencial criar canais de escuta ativa e incentivar a participação”, destacou.
Casos empresariais de sucessão familiar
O evento também contou com um talk show especial sobre “Casos Empresariais de Sucessão Familiar”, reunindo lideranças de grandes empresas que vivenciam, na prática, os desafios e as oportunidades da continuidade dos negócios entre gerações.
Foto: Thiago Guimarães
Participaram do painel Eduardo de Sá Martins, sócio-diretor do Grupo Aramita; Anna Emília Buffara, diretora e membro do Conselho da Integralmédica; e Luís Soares Cordeiro, acionista fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Estel.
A mediação foi conduzida por Thais Nather, diretora executiva da EXEC, que trouxe sua experiência em desenvolvimento de lideranças e governança corporativa para aprofundar o debate.
O legado do Grupo Buaiz
Encerrando os painéis do Fórum IEL de Gestão 2025, a vice-presidente da Buaiz Alimentos e vice-presidente financeira da Findes, Eduarda Buaiz, compartilhou sua trajetória e os desafios na liderança de uma empresa familiar. O momento também foi mediado pela gerente de Comunicação e Relações Públicas da Findes, Beatriz Seixas.
Foto: Thiago Guimarães
“Escolhi estar no Grupo Buaiz porque tenho paixão pelo que fazemos. Cresci ouvindo meu pai falar de trabalho e aprendi, desde cedo, que o nosso negócio vai muito além dos resultados: ele é sobre pessoas. Gosto de agradecer, de olhar nos olhos e reconhecer cada um que faz parte dessa história”, afirmou.
Eduarda também revelou que enfrenta desafios reais. “Em empresas familiares, enfrentamos crises e opiniões divergentes, mas seguimos juntos, como uma família que se reconstrói todos os dias. E as mulheres têm um papel essencial nesse processo: são o ponto de equilíbrio, trazem sensibilidade e uma nova perspectiva para o negócio.”
Fórum IEL de Gestão 2026
O próximo Fórum IEL de Gestão já tem tema e palestrante confirmados. Tom Kelley, autor do best-seller The Art of Innovation, pioneiro da metodologia Design Thinking e sócio e líder global da IDEO, vai subir ao palco para falar sobre Gestão e Liderança em tempos de Inteligência Artificial, nos dias 7 e 8 de outubro de 2026.