20/12/2016 – Fórum Capixaba de Petróleo e Gás reúne representantes internacionais do setor

O evento, realizado na Findes, foi marcado pelo otimismo entre os participantes

O Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G), coordenado pelo Sistema Findes por meio do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), promoveu nessa segunda-feira, dia 19 de dezembro, o 1º Fórum Capixaba de Desenvolvimento do Setor de Petróleo e Gás, ocorrido na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), em Vitória. O evento reuniu autoridades públicas e representantes do setor privado no intuito de apresentar novos horizontes para o segmento de petróleo e gás no Espírito Santo. Na avaliação dos participantes, o Fórum marcou um novo ciclo de desenvolvimento desse setor em território capixaba, priorizando os investimentos em inovação e em tecnologia, e, também, abrindo mais mercado para os fornecedores locais de bens e de serviços.

O governador do Estado, Paulo Hartung, destacou o ambiente de segurança jurídica que o Espírito Santo oferece aos potenciais investidores de petróleo e gás em território capixaba

Entre os assuntos debatidos, foi anunciado, pelo secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, que o Espírito Santo terá 34 leilões de áreas de exploração de petróleo e gás em 2017, sendo 22 em terra (onshore) e 12 no oceano (offshore). Além disso, o presidente da operadora transnacional “Shell” no Brasil, André Araújo, destacou que o País tem potencial de investimentos na ordem de US$ 10 bilhões por parte da empresa para os próximos anos. Araújo enfatiza que o Brasil receberá o maior capital da corporação para exploração em águas profundas em relação ao resto do mundo, o que representa o dobro do segundo colocado, a região do Golfo do México. “Todo esse investimento, é bom frisar, em uma época considerada de crise no Brasil, e também de queda no valor do barril de petróleo”, destacou o presidente.

O Fórum contou, ainda, com apresentações de representantes das empresas “Petrobras”, “Statoil” (norueguesa), “Subsea 7” (britânica), e Schlumberger (estadunidense); da “Associação Brasileira de Serviços de Petróleo (ABESpetro)”; do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP); da Câmara de Comércio Brasil-Noruega; e de envolvidos no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Espírito Santo (PDF-ES).

O coordenador executivo do FCP&G, Luiz Alberto de Souza Carvalho, apresentou a forma como a qual o órgão trabalha e as ações realizadas até o momento

Os representantes das estrangeiras explicaram como funcionam os seus processos de contratação de serviços. Eles destacaram a necessidade de haver menos burocracia e mais segurança jurídica nas regras de exploração de petróleo e do gás do País. Da parte dos representantes nacionais, o destaque foi o avanço nas contratações locais de bens e de serviços – a ABESpetro afirmou que 94% de suas contratações são de fornecedores locais –, e a necessidade de promover intercâmbio tecnológico com os países mais competitivos do setor.

“No início de minha gestão (2011), existiam poucas oportunidades para a indústria capixaba no setor de petróleo e gás. A criação do FCP&G veio no intuito de aumentar a participação de fornecedores locais por meio de qualificação e investimentos em tecnologia e inovação. Estamos consolidando agora, com esse evento, o sucesso de todo esse trabalho” – Marcos Guerra, presidente do Sistema Findes. 

“Este evento mostra a relevância do Espírito Santo no mercado mundial de petróleo e gás. Temos grandes desafios a curto e médio prazos, mas, agora, contamos com uma forte governança local, que permitirá uma competitividade maior para a indústria capixaba” – Márcio Félix – secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de maio de 2024
Findes e Sesi ES anunciam investimento de R$ 34,2 milhões para Escola de Referência em Aracruz
15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES