Findes vai a Linhares com o Programa Gestão Presente para ouvir industriais e colaboradores do Sistema

A Diretoria da Findes foi a Linhares nesta quarta-feira (9), dentro do programa Gestão Presente, para aproximar a Federação dos industriais e dos colaboradores da unidade regional do Sesi e Senai.

Integraram a comitiva a presidente da Findes, Cris Samorini, os vice-presidentes Paulo Baraona e Luiz Carlos Almeida, o diretor-geral da Federação, Roberto Campos, o consultor de Defesa de Interesses, Luis Claudio Montenegro, a gerente de RH, Fabíola Mazzega, e o gerente executivo de Saúde e Segurança do Sesi ES, Flávio Rodrigues.

Em Linhares, a diretoria foi recebida pelo gerente regional do Sesi/Senai, José Braz, e pelo diretor regional da Findes, Ocimar Sfalsin.

DIÁLOGO

“Estamos aqui para ouvi-los, para apresentar a nossa gestão e identificar as demandas. Acreditamos que o diálogo é o caminho para construir um ambiente melhor e profissionalizar a gestão”, disse Cris Samorini, que apresentou aos colaboradores o diretor-geral Roberto Campos.

“A presidente Cris falou em profissionalização da gestão, modernização e transformação digital, e é o que temos feito. Por quê? Porque está na moda? Não, porque precisamos trabalhar mais, com menos, para entregar mais valor para os nossos clientes. Espero que vocês me vejam como um colega de vocês que trabalha para azeitar a máquina para que ela funcione cada vez melhor. Precisamos de estratégia clara e diálogo frequente”, disse Roberto Campos.

Em seguida, a gerente de RH conduziu uma dinâmica para reforçar os valores organizacionais e o engajamento, em que os colaboradores falaram, por exemplo, sobre os desafios de trabalhar na pandemia. Muitos, de forma espontânea, falaram sobre o orgulho de trabalhar no Sistema e contribuir efetivamente para transformar vidas e impulsionar negócios para desenvolver o Espírito Santo.

PANAN

Em seguida, a diretoria visitou a indústria Panan Móveis, onde foi recebida pelo diretor da empresa, Paulo Joaquim do Nascimento.

Com atuação no mercado Moveleiro desde outubro  de 1991, a Panan Móveis nasceu de uma serraria com aproximadamente 250m2. Sua produção mensal era de 20 guarda-roupas e contava com seis colaboradores.

Hoje a empresa tem uma linha de produção em série, acabamento de impressão sobre chapas de MDP e MDF, e sua capacidade produtiva é de aproximadamente 20.000 unidades/mês. São 235 colaboradores diretos e 170 indiretos, com uma estrutura fabril de 10.400m2 de área construída e maquinário com a mais alta tecnologia.

CAFÉ CACIQUE

A diretoria também visitou a obra da Café Cacique, fábrica de café solúvel que deverá começar a operar em 2021. A Findes foi recebida pelo diretor industrial, Júlio Grasano, e pelo diretor comercial, Pedro Guimarães.

A empresa exporta para mais de 70 países e, ao longo de 60 anos de história, desenvolveu um portfólio com mais de 150 produtos.

A origem do grupo é de Londrina, Paraná.  Em Linhares, serão 500 mil metros quadrados em um projeto moderno, com capacidade de produzir 12 mil toneladas de café solúvel ao ano.

AMBIENTE DE NEGÓCIOS

A presidente da Findes, Cris Samorini, se reuniu também com o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, reeleito na eleição passada para mais 4 anos, e com o secretário de Desenvolvimento do município, Luiz Fernando Lorenzoni.

Na ocasião, Cris apresentou ao prefeito o IAN, Indicador de Ambiente de Negócios, elaborado pelo Ideies. São 39 indicadores de cada um dos 78 municípios.

Cris apresentou a edição 2020 do IAN, divulgada na terça-feira (8). O prefeito demonstrou interesse e notou que, no eixo Gestão Fiscal, o município aparece com desempenho de 6,65 pontos, acima da média estadual dos municípios, que é de 5,68.

A presidente da Findes observou que o IAN é uma ferramenta de gestão, que pode servir como um farol para orientar o gestor público no direcionamento de seus investimentos: “A ideia não é dar uma nota, é ajudar a identificar as áreas one há maior demanda. Neste ano demos ênfase maior à saúde, em função do momento que vivemos”.

APAGÃO DE MÃO DE OBRA

Cris Samorini destacou que o Sistema Findes está à disposição para apoiar o município na atração de novos investimentos e também na qualificação da mão de obra.

“O apagão de mão de obra já é uma realidade em diversos setores. As empresas já sentem isso no setor moveleiro, na construção civil”.

O prefeito agradeceu e destacou que a Findes pode contribuir na interlocução com autoridades estaduais e investidores potenciais, para promover o desenvolvimento do município e da região.

Por André Hees

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória 
9 de maio de 2024
PIM-PF: indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024
8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica