Findes reúne especialistas para pensar o futuro da indústria no Espírito Santo

Quais são os setores industriais portadores de futuro para o Espírito Santo? Que estratégias precisam ser adotadas para impulsionar o desenvolvimento desses segmentos? Quais são os rumos que a indústria vai trilhar? Conhecer o potencial e planejar o crescimento da indústria, e do próprio Estado, é o objetivo do projeto “Indústria 2035”, sob a gestão do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies).

O horizonte temporal 2035 marca a história do Estado devido a comemoração de 500 anos da Colonização do Solo Espírito-Santense, quando os portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram na Prainha, em Vila Velha, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.

A data se consolida como uma oportunidade de promover reflexões aprofundadas acerca dos mercados globais, da produtividade, das tendências tecnológicas, da sustentabilidade e da inovação. Nesse contexto, pensar e planejar o futuro torna-se uma atividade inexorável para o desenvolvimento empresarial e consequente progresso dos territórios.

O projeto Indústria 2035 busca desenvolver a indústria do Espírito Santo, reunindo atores estratégicos atuantes em diversas áreas e profundos conhecedores da dinâmica econômica e social do território, para estudar e antecipar as tendências, e assim, eleger os setores mais promissores para o horizonte temporal definido.

Etapas

Duas etapas serão inicialmente implementadas: o levantamento dos setores que direcionarão o desenvolvimento estratégico industrial do Espírito Santo e a definição das rotas estratégicas, que será uma construção coletiva dos caminhos possíveis de desenvolvimento dos setores portadores de futuro, com a identificação de entraves existentes, ações resolutivas e tecnologias-chave para ampliar a competitividade.

No próximo dia 1º de agosto, inicia-se a implementação desta primeira fase, com o levantamento dos setores portadores do futuro para os próximos 17 anos. Serão realizados cinco painéis abrangendo todas as regiões do Espírito Santo, onde serão pesquisadas macrotendências sociais e tecnológicas com grande potencial de transformação no presente e no futuro para os setores, segmentos e áreas de todo o Estado.

Farão parte desse grupo de painéis representantes de instituições de ensino e pesquisa, incubadoras, governo e empresários, além de lideranças do Terceiro Setor.

Conheça as etapas do Indústria 2035

Por meio de um processo de inteligência coletiva, com a incorporação de conhecimentos de macrotendências setoriais e tendências tecnológicas, serão identificados os setores, segmentos e áreas mais promissores para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Construção coletiva dos caminhos possíveis de desenvolvimento dos Setores Portadores de Futuro, com a identificação de entraves existentes, ações resolutivas e tecnologias-chaves para a competitividade dos setores, segmentos e áreas.

Sistema de inteligência competitiva, com informações que permitirá o monitoramento das metas traçadas nas rotas estratégicas.

Indústria 2035 – Desenvolvimento estratégico da indústria do Espírito Santo

Importante projeto do Mapa de Navegação 2017 a 2020, tem por objetivo o desenvolvimento sustentável da indústria capixaba, reposicionando o Espírito Santo de forma competitiva em âmbito nacional e internacional.

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES
27 de junho de 2024
Findes promove I Seminário Internacional de Educação