Findes e embaixada da Bélgica se reúnem para discutir parcerias internacionais e oportunidades de negócios

A Federação das Indústrias do Espírito Santo recebeu nesta terça-feira (08) a visita do embaixador da Bélgica, Patrick Hermann, com o cônsul geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Daniel Dargent, e o cônsul honorário da Bélgica em Vitória, Jean-François Levitre.

A visita institucional teve o objetivo de aproximar os mercados da Bélgica e do Espírito Santo, em busca de oportunidades de negócios e de internacionalização das empresas capixabas.

Participaram do encontro com o embaixador a presidente da Findes, Cris Samorini, o vice-presidente Wellington Villaschi Filho, o diretor geral da Federação, Roberto Campos, e o consultor de Defesa de Interesses, Luis Claudio Montenegro.

PROTOCOLO

No encontro, representantes da embaixada e da Findes decidiram elaborar um protocolo, incluindo outras instituições, para identificar oportunidades de parcerias.

“É com muita satisfação que recebemos os senhores hoje. Entre as prioridades da Findes estão justamente a inovação, a tecnologia e a busca de novos mercados para o Espírito Santo. Temos excelentes portos, um ambiente favorável aos negócios, um Estado com gestão fiscal equilibrada e incentivos fiscais. O Sistema Findes está à disposição para fazer as articulações necessárias e facilitar parcerias”, disse a presidente Cris Samorini.

O embaixador Patrick Hermann destacou que a Bélgica é o 10º mercado em comércio exterior com o Espírito Santo e os portos do país são entrada natural de produtos do Espírito Santo na Europa.

O consultor de Defesa de Interesses da Findes, Luis Claudio Montenegro, destacou que há certa dificuldade cultural no Espírito Santo quanto ao acesso ao mercado internacional, e que há potencial para a expansão do comércio exterior.

“Temos aço, rocha ornamental, minério de ferro, fruta, café, entre diversos produtos que podemos exportar”, disse Montenegro.

ECONOMIA GLOBALIZADA

A economia da Bélgica é fortemente globalizada e sua infraestrutura de transporte é integrada com o resto da Europa. A sua localização no coração de uma região altamente industrializada ajudou a torná-la a 15ª maior nação comercial do mundo em 2007.

Os principais produtos importados pela Bélgica são alimentos, maquinaria, diamantes, petróleo e derivados, químicos, vestuário e têxteis. Os principais produtos belgas exportados são automóveis, produtos alimentícios, ferro e aço, diamantes lapidados, têxteis, plásticos, produtos de petróleo e de metais não ferrosos.

 

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

16 de maio de 2024
Findes e Sesi ES anunciam investimento de R$ 34,2 milhões para Escola de Referência em Aracruz
15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES