Federações de Minas e Espírito Santo defendem investimentos em infraestrutura

As federações das indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e do Espírito Santo (Findes) estão construindo uma agenda conjunta de desenvolvimento econômico, para buscar soluções para questões de infraestrutura e alavancar a economia dos dois Estados, em benefício do setor produtivo e da sociedade em geral.

O foco principal é a infraestrutura e a logística, para estimular investimentos em estradas, portos e ferrovias, mas os trabalhos incluem também o desenvolvimento dos municípios no Vale do Rio Doce, a segurança jurídica nas transações entre as empresas dos dois Estados e ainda a indústria do óleo e gás.

Para alinhar essa atuação em conjunto, esteve em Vitória nesta quinta-feira (09) o presidente da Federação de Minas Gerais, Flávio Roscoe. Ele se reuniu com o presidente da Federação do Espírito Santo, Léo de Castro, e os dois tiveram agendas com o governador Renato Casagrande, o secretário de Desenvolvimento, Marcos Kneip Navarro, e o presidente do Bandes, Maurício Duque.

“Estamos cada vez mais estreitando relações com Minas Gerais, que é um parceiro estratégico natural para o Espírito Santo. Esse diálogo vai desaguar numa reunião no dia 17 de fevereiro, na FIEMG, onde estaremos com os governadores dos dois Estados, as bancadas federais dos dois Estados, os presidentes das Assembleias Legislativas e os empresários, debatendo essas prioridades e definindo uma estratégia comum para que a gente possa resolvê-las”, disse o presidente da Findes, Léo de Castro.

“Minas Gerais e o Espírito Santo têm uma economia sinérgica. São economias complementares, que podem se beneficiar muito da união, da ação política coordenada dos setores industriais e também dos governos. O objetivo é melhorar o ambiente de negócios nos dois Estados, facilitar a integração entre as empresas e o poder público dos dois Estados e também maximizar o poder político dessa região, fazendo com que os Estados trabalhem conjuntamente em prol da região”, completou Flávio Roscoe.

No final do dia, Flávio Roscoe visitou o Findeslab, o centro de inovação da indústria capixaba, onde foi recebido pela diretora de Inovação e Tecnologia do Senai, Juliana Gavini. Ela explicou como funciona o Findeslab, que foi inaugurado em setembro do ano passado.

Por André Hees
Fotos: Alexandre Mendonça

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial