Fato Econômico Capixaba aponta relevância do setor de vestuário no Espírito Santo

A recente edição do Fato Econômico Capixaba, produto do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), trata da importância do setor de vestuário no Espírito Santo, que compreende os produtos têxteis, confecções e calçados, historicamente relevantes para a economia capixaba.

Entre as principais especificidades do setor está a intensiva utilização de mão de obra, sendo uma importante fonte de renda para as famílias capixabas, além da indústria do vestuário se fazer presente em quase todos os municípios do Estado. No entanto, a concorrência com os produtos chineses impactou significativamente o setor.

Diante desses desafios, a publicação reforça que a inovação e a capacidade de criação e diversificação são fundamentais para que o vestuário do Espírito Santo se mantenha competitivo. Os dados mostram que o Estado se especializou, principalmente, na produção do segmento de confecção. Em 2016, ele foi responsável por 6,8% dos empregos industriais e 7,9% do total de indústrias locais.

Competitividade do setor

Para se manterem competitivas, frente à concorrência chinesa, as confecções capixabas buscam o aumento da qualidade em seus produtos pelas criações e desenvolvimentos constantes de novas coleções, ou seja, por sua diversificação e pelo design nos produtos.

Inovação, qualificação e criatividade da mão de obra, bem como pela capacidade de acompanhar as tendências da Indústria 4.0, são pontos que ditam o mercado. Entre os impactos da manufatura avançada no setor do vestuário, destaca-se o desenvolvimento de produtos que utilizam materiais morfologicamente alterados, com sensores e nanopartículas capazes de criar funcionalidades aos fios, conhecidos como tecidos inteligentes. Essas inovações criarão produtos de maior valor agregado.

Uma iniciativa importante do Sistema Findes para o setor é o Laboratório de Moda do Senai. O ModaLab 1, inaugurado na última semana, é um espaço aberto ao público, que conta com máquinas de costura modernas e automatizadas, impressoras 3D, e diversos outros equipamentos de última geração. O objetivo desta iniciativa consiste em desenvolver a indústria de vestuário, estimular a inovação e a geração de novas oportunidades para o setor no Espírito Santo.

Além disso, o Vitória Moda, que movimenta e desenvolve o setor, é uma oportunidade das marcas capixabas lançarem as suas coleções, com repercussão em todo o Brasil. Neste ano, o evento, que ocorrerá de 30 de julho a 04 de agosto, estima gerar R$ 25 milhões em volume de negócios para a indústria do vestuário.

Vitória Moda Ano 11 - Programação

Dia: 30/07 (segunda-feira)
Talkshow: Lenny Niemeyer
Mediação: Betty Feliz
Local: Auditório da Findes
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita
Inscrições: www.vitoriamoda.com

Dia: 31/07 (terça-feira)
Palestrante: Luiza Sobral
Local: Auditório da Findes
Horário: 19h às 22h
Entrada: Gratuita

Dia: 01/08 (quarta-feira)
Palestrante: Thomaz Azulay
Local: Auditório da Findes
Horário: 19h às 22h
Entrada: Gratuita

Inscrições: www.vitoriamoda.com

Dia: 02/08 (quinta-feira)
Horário: 18h30 – Praia / Epzodium / Duplicatta
20h – Senai Cetiq
21h30 – Exatta / Villa Fiore / Adriana Candido

Dia: 03/08 (sexta-feira)
Horário: 17h30 – Onland / Nananne / Florest
18h30 – Mahé / Flerte / Maldivas Beachwear
20h – Dupla Meninna / Code 121 /Saia de Chita
21h30 – Magia do Mar

Dia: 04/08 (sábado)
Horário: 15h – Zinsk / PKPremium
16h30 – Verônica Santolini / Hula Hula / Angorá
18h – Hagaef
19h30 – Konyk

 

Inscrições: www.vitoriamoda.com

Dias: de 02 a 04 de agosto
Local: Centro de Convenções de Vitória, Santa Lúcia, Vitória/ES
Horário: 14h às 23h (02 e 03 de agosto) e das 11h às 20h (04 de agosto)
Entrada: Gratuita
Estandes: 

  • “Arte da Quitanda”: Amoracajá, Vitreria, Armário das Cores e Ateliê Terra e Fogo.
  • “Brasil Original Biojoia”: Jacqueline Chiabay, Zenith Rosa e Casa Árvore Biju.
  • “Acessórios”: Nete Artes Artesanato e Pituã Design Acessórios.
  • “Rua das Artes”: Valiria, Maravilhosa Mesa e Entrepanos by Valeria Oliveira.
  • “Bijouteria”: Branca Vix, Florê Acessórios e Todas as Cores Acessórios.
  • “Brasil Original Objetos 1”: Valdete Almeida, Fabio Coelho e Afro Arte.
  • “Brasil Original Objetos 2”: Celma Martins, Casa Árvore e Artesanato Indígena Josy e Fábio.
  • “Projeto Espírito das Águas 1 e 2”: Criarte, Garoupas e Bordadeiras Santa Cruz.
  • “Moda e Perfumaria”: Navarro Acessórios, Concha e Folha e Cale Confecção.
  • “Joia Têxtil”: Dayane Brunoro e Guilherme Lemos.
  • Estandes individuais: Red Wolf, Selena Atelier, SBM, Femina Joias, Teretetê, Revista Anima Mag, C&C Vendas, Dona Cora, Eliana Barbosa Estúdio, Céia Costa Acessórios e Rose Daúde.

 

Inscrições: www.vitoriamoda.com

Dias: 02 a 04 de agosto
Local: Centro de Convenções de Vitória, Santa Lúcia, Vitória/ES
Horário: 14h à 0h (02 e 03 de agosto) e das 11h às 20h (04 de agosto)

Com decoração temática, food trucks e DJ para animar o público.

 

Inscrições: www.vitoriamoda.com

Confira a publicação completa

 

Por Cinthia Pimentel

 

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