Evento promove debate sobre resíduos sólidos no Espírito Santo

Na última terça-feira, 20, aconteceu o Seminário Plano Estadual de Resíduos Sólidos, do auditório da Findes. O evento foi promovido pelo Conselho de Meio Ambiente (Consuma) e contou com a participação de empresários, representantes do governo, industriais operadores da cadeia de reciclagem, geradores de resíduos e estudantes.

O objetivo do evento foi capacitar e orientar as empresas para a implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, criado para atender à lei nº 12.305/ 2010. Os debates giraram em torno dos temas logística reversa, responsabilidade compartilhada, coleta seletiva, ecoeficiência e cooperação entre administração pública, empresas e a sociedade.

Fabrício Soler, presidente do Instituto de Política Nacional de Resíduos Sólidos, ressaltou a importância da presença de diversos setores da sociedade. “Não apenas por ser uma questão legal, é importante o debate sempre estar pautado na viabilidade técnica e econômica e assegurar que todos os agentes estejam envolvidos nesse sistema: não apenas a indústria, mas os importadores, distribuidores e comerciantes de produtos comercializados em embalagens no Espírito Santo. ”, afirma.

Wanderley Batista, gerente de sustentabilidade da CNI, ressaltou o papel da indústria nesse debate. “A indústria será importante para apresentar sua expertise na gestão dos resíduos sólidos e discutir como essa ela pode ser levada para além das suas fábricas, ou seja, para o pós-consumo. “

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém instrumentos importantes para permitir o avanço do Brasil no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Com a lei, a responsabilidade passa compartilhada com todos os geradores de resíduos. A meta é contribuir para a eliminação dos lixões e instituir instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

30 de outubro de 2025
Informe Estratégico – Validade da quitação geral em Plano de Demissão Incentivada (PDI)
28 de outubro de 2025
Informe Estratégico – Geolocalização como meio de prova para afastar horas extras
27 de outubro de 2025
Fórum IEL de Gestão 2025 traz ao Espírito Santo uma das maiores referências globais em empresas familiares