17/05/2016 – Encontro define os rumos da indústria no Espírito Santo

O Fórum da Indústria Capixaba reuniu grupos temáticos compostos por empresários e técnicos para elaborar a Agenda de Desenvolvimento da Indústria Capixaba 2016/2018

Quais os rumos que a indústria capixaba deve tomar para os próximos anos diante do atual panorama político e econômico que o país vive? Esse é um questionamento que se tornou mais urgente para o setor no Espírito Santo, carecendo de novas estratégias de medidas a curto e médio prazo. Foi com base nesse panorama que o Sistema Findes, com o apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo – Ideies, promoveu nesta terça-feira, dia 17 de maio, o Fórum da Indústria Capixaba. A reunião, de caráter técnico, teve como objetivo reunir as propostas de cada grupo temático em específico que farão parte da Agenda para o Desenvolvimento da Indústria Capixaba 2016/2018, documento que reunirá as estratégias do setor industrial capixaba para os próximos anos.

Participaram do encontro representantes de empresas industriais de todos os portes (micro, pequenas, médias e grandes), presidentes de sindicatos, diretores, executivos, conselheiros e técnicos do Sistema Findes. Eles se dividiram nos seguintes grupos temáticos: Liderança Empresarial; Competitividade da Indústria (Caminhos para Reindustrialização); Educação; Questão Tributária e Financiamento da Indústria; Logística e Mobilidade Urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória e Municípios-polos; Energia, Petróleo e Gás; Comércio Exterior; e Burocracia.

Após a abertura do encontro, os participantes se reuniram em grupos temáticos para definirem as ações que farão parte da Agenda para o Desenvolvimento da Indústria Capixaba 2016/2018

“Desde o início de nossa gestão, buscamos ouvir lideranças de todos os setores produtivos do Estado, com representantes do interior e da Grande Vitória”, disse o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, ao abrir o encontro. “É dialogando e ouvindo novas propostas que conseguiremos criar ações que contribuam para o aumento da competitividade de nossa indústria. Queremos fortalecer a economia capixaba, gerar oportunidades e renda para os capixabas. É preciso pensar no futuro, enfrentar as ameaças do presente e construir caminhos que coloquem a indústria do Espírito Santo no rumo do desenvolvimento”, completou o presidente.

De acordo com o Ideies, o resultado das reuniões dos grupos temáticos será compilado e apresentado ao conselho de representantes da Findes em reunião a ser realizada no próximo dia 31. “As propostas serão debatidas junto aos conselheiros para, a partir de então, definirmos quais as propostas que farão parte da Agenda para o Desenvolvimento da Indústria Capixaba 2016/2018. Feito isso, temos um prazo de cerca de 30 dias para finalizarmos o documento e entregarmos às autoridades competentes”, explica o diretor executivo do Ideies, Dória Porto.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES