CNI lança guia para micro, pequenas e médias empresas

Ter uma marca é uma das etapas mais importantes no processo de consolidação de um negócio. Ela garante distinção, identidade e muitas vezes é um dos ativos mais valiosos da empresa no mercado. O que muitas pessoas não sabem é que para ter a proteção legal de uma marca, o que chamamos de propriedade intelectual, é preciso registrá-la. Você sabe como fazer isso?

Para ajudar as micro, pequenas e médias empresas nesse processo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança o e-book Registro de Marcas para MPMEs, em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o escritório Di Blasi, Parente e Advogados Associados. O guia traz um passo a passo sobre como registrar e proteger uma marca no Brasil junto ao INPI, órgão responsável por registros e concessões de ativos de propriedade intelectual no país.

Além de explicar as etapas formais do depósito ao deferimento, o guia responde às principais dúvidas dos empresários, como: quando registrar a marca, quais documentos são necessários, como fazer a busca de anterioridade, quais são os custos envolvidos e normas aplicáveis, entre outras.

A publicação faz parte de uma das entregas da Confederação ao Plano de Ação 2023-2025 da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), compromisso assumido com o Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI), presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A Analista de Políticas e Indústria da CNI, Janaína Stein, traz mais detalhes sobre o e-book no vídeo abaixo. Confira:

“A CNI reconhece que a propriedade intelectual é instrumento de grande relevância para a inovação e competitividade da indústria. Tornar o INPI mais ágil, eficiente, capaz de responder com qualidade e sistemática às demandas crescentes da indústria em propriedade intelectual passa por transformá-lo em uma autarquia especial, com maior autonomia orçamentária, financeira e administrativa”, destaca Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI.

Segundo ele, principalmente micro e pequenas indústrias enfrentam mais dificuldades para usar o sistema de propriedade intelectual e o lançamento do e-book contribui para mudar essa realidade.

“Registrar uma marca faz parte da proteção da propriedade intelectual das empresas e isso é um fator importante na captação de investimentos privados direcionados à inovação. E sabemos que competitividade e inovação são motores vitais para a indústria e essenciais para o desenvolvimento sustentável do país”, ressalta.

Por CNI

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