Associativismo é tema da 1º Oficina do Ciclo Cindes Jovem 2021

O Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) promoveu na noite da última quinta-feira (18) a 1ª Oficina do Ciclo Cindes Jovem 2021. O encontro que reuniu, de forma virtual, dezenas de jovens empreendedores e especialistas, teve como tema o associativismo.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) Eduardo Dalla Mura e o diretor-geral da instituição, Roberto Lima, explicaram ao grupo de jovens a importância do trabalho realizado pela entidade.

Durante sua fala, Dalla Mura destacou que o Sistema Findes é uma rede que trabalha, desde a qualificação da mão de obra até o preparo de estudos econômicos, em prol da indústria capixaba, composta por quase 16 mil empresas.

“Temos que ter em mente que o objetivo da Federação é diagnosticar e enfrentar os desafios do presente e construir soluções para o futuro por meio das entidades, que são seis: Findes, Cindes, Sesi, Senai, IEL e Ideies. A Findes é uma instituição muito forte no Estado pela sua história e trabalho”, comentou o vice-presidente da instituição.

O diretor-geral da Findes, Roberto Lima, lembrou aos empreendedores que cada uma das entidades que estão sob o guarda-chuva do Sistema Findes têm um papel muito claro em como contribuir para o desenvolvimento da indústria capixaba.

Ele destacou ainda que, neste ano, esses jovens devem participar de forma mais ativa na própria Federação das Indústrias do Espírito Santo, contribuindo nas ações e projetos internos.

“O caminho que nós estamos tomando é para aumentar a inserção de vocês nas atividades da Findes. Criamos o Cindes Jovem Lab (CJ Lab), que é um programa que vai permitir que vocês que fazem parte do Cindes Jovem tenham mais oportunidades prática de exercitar esse aprendizado que terão na Federação”, disse para os jovens do programa.

Também participaram do evento online o vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro, o presidente emérito da Findes e diretor da Escola de Associativismo, Sérgio Rogério de Castro, o superintendente do Sesi/ES, Mateus Simões de Freitas, o economista-chefe da Findes e diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive, e o superintendente do IEL, Rodrigo Araújo Teixeira.

Sobre o Cindes Jovem

O ciclo chega ao seu quarto ano contribuindo com a formação de empreendedores e líderes no Espírito Santo.

Em 2021 a formação acontece de forma híbrida, com reuniões online, devido à pandemia. Neste ano, 172 jovens se inscreveram. Desses, 55 foram aprovados no processo seletivo e iniciam hoje uma nova jornada. Eles se juntarão à turma do ano passado, composta por outros 48 jovens empreendedores.

Mais madura, a formação vem sendo reconhecida nacionalmente como referência, o que amplia ainda mais a atuação do Cindes Jovem de modo geral.

Por Siumara Gonçalves

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial
29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados