Abril Verde: movimento promove conscientização sobre segurança e saúde no trabalho

Você sabia que o Brasil é o 4º país com o maior número de acidentes de trabalho? Desde o ano passado, o movimento Abril Verde passou a integrar o calendário anual de eventos com o propósito de discutir e conscientizar trabalhadores e empresários sobre o tema. O Espírito Santo ocupa a 10ª posição no ranking brasileiro. E a prevenção é a melhor forma de reduzir esses números. O Sesi-ES já vem trabalhando em diversas ações para disseminar informações sobre o tema.

Este ano já foram realizados seminários e workshops, como o Sesi Viva+ e a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes nas Indústrias (Canpat), com a presença de empresários e especialistas.

Julio Zorzal, gerente de Segurança e Saúde do Trabalho do Sesi, ressalta a importância dessas ações para a competitividade das indústrias. “Ambiente saudável e seguro reduz os riscos e torna o ambiente mais produtivo, além de reduzir custos de afastamentos relacionados aos acidentes de trabalho. O Sesi tem atuado de forma expressiva por meio de seminários e palestras técnicas para difundir conhecimentos sobre o assunto”, afirma.

Ainda este ano, está previsto o lançamento do Prêmio Sesi de Boas Práticas, que faz parte da Feira de Segurança e Saúde no Trabalho do Espírito Santo (Prevenir-ES). A premiação visa reconhecer o esforço das indústrias capixabas na implantação de melhorias no ambiente de trabalho, desenvolvendo a cultura da segurança, além de divulgar as ações bem-sucedidas.

Cuidados no dia a dia

Aline Cerutti, ergonomista do Sesi, dá dicas de como o próprio colaborador pode deixar o posto de trabalho mais confortável e ergonomicamente correto:

[su_list icon=”icon: cogs” icon_color=”#1598ac”]

  • Deixe a tela do computador em posição neutra em relação aos olhos. Para elevar o monitor, você pode utilizar apoios específicos, livros ou o próprio CPU do computador para chegar na altura ideal
  • Mantenha uma distância de mais ou menos 50cm entre a tela e os olhos
  • Mantenha a coluna ereta e bem apoiada no encosto da cadeira, formando um ângulo de 90º
  • Evite sentar na ponta da cadeira ou inclinar o corpo para frente
  • Mantenha os punhos estendidos, com o antebraço sempre apoiado na mesa
  • Use todos os ajustes da cadeira, como apoios de braço e altura, para deixar a posição o mais confortável e correta possível
  • Os pés devem ficar apoiados no chão, com os joelhos formando um ângulo de 90º. Evite sentar com as pernas dobradas, esticadas ou sem alcançar o chão. Se preciso, utilize um apoio de pés

[/su_list]

 

Por: Marina Denadai

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

30 de outubro de 2025
Informe Estratégico – Validade da quitação geral em Plano de Demissão Incentivada (PDI)
28 de outubro de 2025
Informe Estratégico – Geolocalização como meio de prova para afastar horas extras
27 de outubro de 2025
Fórum IEL de Gestão 2025 traz ao Espírito Santo uma das maiores referências globais em empresas familiares