25/05/2016 – Senai-ES classifica projetos no Desafio por Equipes

A competição é parte do novo projeto da Olimpíada do Conhecimento

O Senai-ES será representado pelas unidades de Vila Velha e Aracruz, que tiveram os seguintes projetos aprovados: Casa Popular Inteligente e Carro Ecológico Compartilhado. Cada equipe receberá R$ 50 mil para execução da ideia, que será apresentada em novembro, em Brasília. A unidade de Vila Velha ficou em segundo lugar e Aracruz na quinta colocação.

O Desafio por Equipes é parte do novo formato da Olimpíada do Conhecimento que, além da disputa das ocupações realizadas nos estados, traz agora a competição entre equipes multidisciplinares que irão desenvolver ideias inovadoras voltadas para melhorias dos processos industrias e aumento da qualidade de vida.

Para concorrer à vaga, os alunos enviaram o plano de negócios de cada projeto para avaliação. A partir de agora eles começam a construir o protótipo, que será finalizado durante a competição. Além da construção do desafio, durante as provas cada membro da equipe também passará por uma avaliação individual, com o objetivo de medir o grau de competência na área que estão trabalhando.

A equipe de Vila Velha, que desenvolveu a Casa Popular Inteligente, é formada por seis alunos dos cursos técnicos de Edificações, Móveis e Eletrotécnica. Para a docente coordenadora do projeto, Regiani Faria Giacomin, a colocação é fruto da dedicação de toda a unidade. “Nós nos dedicamos totalmente e envolvemos toda a escola. Tivemos apoio de outros cursos também, como o de Logística, por exemplo. Agora vamos traçar um cronograma e definir o plano de ação”, disse. Eles já começaram a construção da Casa Popular Inteligente na unidade e, durante as provas, deverão apresentar 6 m² de alvenaria aparente.

Já a equipe de Aracruz, que trabalhou no projeto Carro Ecológico Compartilhado, é formada por oito alunos dos cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica. O docente Walber José Avancini disse que a participação efetiva dos alunos é um diferencial. “Toda a nossa escola vibra demais, todos querem se envolver. Agora é hora de eles se dedicarem totalmente, para que não haja dispersão e todos tenham a aptidão necessária no momento da competição”, disse. A equipe também iniciou a execução do projeto.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES