Indústrias de todos os segmentos no ES poderão usar o selo Produto 100% Capixaba

Foto: Divulgação/Findes

Indústrias do Espírito Santo de todos os segmentos vão poder utilizar o Selo Produto 100% Capixaba. A marca coletiva foi lançada no início de 2020, durante a pandemia da Covid-19, pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).  

A iniciativa foi criada com o objetivo de valorizar o que é produzido em terras capixabas e estimular o consumo do que é feito pelas indústrias locais. O primeiro setor a usar a marca foi o de alimentos e bebidas e, agora, os demais ramos industriais do ES vão poder aderir ao programa e estampar o selo em seus produtos.  

A presidente da Findes, Cris Samorini, reforça que o intuito do selo é fortalecer o produto capixaba e, consequentemente, a Indústria, que reúne no Espírito Santo 16,6 mil unidades responsáveis pela geração de quase 215 mil empregos formais. O setor, sozinho, representa 27,5% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba.  

“A ideia é fazer com que a produção da nossa Indústria capixaba seja conhecida e reconhecida pela sua qualidade e origem. Além disso, queremos que o consumidor possa olhar na prateleira de qualquer mercado e escolher um produto feito aqui. É importante lembrar que, quando você compra um produto do seu Estado, você está fazendo a economia girar, e, com isso, gerando mais empregos e renda para a população”, comenta a presidente. 

Foto: Divulgação/Findes

O selo Produto 100% Capixaba teve início na Câmara Setorial de Alimentos e Bebidas da Findes. Ao todo, o setor possui cerca de 1,2 mil empresas no Espírito Santo, que geram mais de 24,3 mil empregos formais.  

O presidente da Câmara de Alimentos e Bebidas da Findes, Vladimir Rossi, lembra que as empresas do segmento levaram à câmara uma demanda: queriam algo que unisse as empresas do setor. Além disso, a Federação já tinha em mãos a Rota Estratégica da Indústria Agroalimentar – construída pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies-Findes) em conjunto com os industriais e a academia -, e o planejamento do que o setor queria para o futuro da indústria de alimentos e bebidas do Espírito Santo.   

“Diante dessas informações e do pedido dos próprios industriais surgiu a ideia de criarmos um selo coletivo, que pudesse ser utilizado por várias indústrias do nosso Estado e que identificasse que aquele produto foi produzido no Espírito Santo. Buscamos os melhores exemplos no país até chegarmos ao que temos hoje”, orgulha-se Rossi. 

Cris Samorini destaca que, como agora a marca do Produto 100% Capixaba pode ser utilizada por todas as indústrias do ES, móveis, cosméticos, mármore, vestuário entre outros produtos também poderão usar o selo.  

“A produção capixaba é muito valorizada em outros Estados e a nova geração é mais empreendedora e preocupada em enaltecer o seu Estado. Como tivemos um ótimo feedback do setor de alimentos e bebidas, decidimos expandir para os demais, e acreditamos no potencial dessa marca”, diz. 

Como solicitar o selo? 

Foto: Divulgação/Findes

Para usar o selo de Produto 100% Capixaba é preciso que a empresa cumpra alguns requisitos definidos pelo Conselho Controlador. Entre eles estão:  

  • Ser uma indústria; 
  • Estar localizada no Espírito Santo; 
  • Ser um bom empregador; 
  • Estar com as obrigações trabalhistas em dia; 
  • Estar com as obrigações sanitárias (alvarás) em dia; 
  • E, fazer uma autodeclaração de que a empresa se compromete a zelar pelo selo, pela marca coletiva.  

O pedido do selo precisa ser feito pela indústria ao sindicato representante do seu segmento. Em seguida, ele é levado à Câmara Setorial representante do setor, depois segue para o comitê do selo, que avalia o pedido submetido e decide se a empresa está apta ou não a recebê-lo.  

É importante lembrar que a adesão é totalmente gratuita, mas que a empresa precisa ser associada a um dos sindicatos filiados à Findes. 

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

28 de outubro de 2025
Informe Estratégico – Geolocalização como meio de prova para afastar horas extras
27 de outubro de 2025
Fórum IEL de Gestão 2025 traz ao Espírito Santo uma das maiores referências globais em empresas familiares 
27 de outubro de 2025
Findes firma parceria com o Governo Federal no programa Acredita no Primeiro Passo