1º Seminário Capixaba de Produtividade reúne empresários

Especialistas detalharam como estão eliminando os desperdícios, fortalecendo a qualidade dos processos, aumentando a produtividade e a lucratividade

Grandes empresas que atuam no Espírito Santo, de diversos setores produtivos e de diferentes portes se reuniram na última quarta-feira, dia 06 de junho, para o 1º Seminário Capixaba de Produtividade.

O encontro, que foi realizado na Sede da Findes, apresentou casos de sucesso em produtividade, resultado das ferramentas de Lean Manufacturing – Produção Enxuta, aplicadas nos processos operacionais e produtivos.

A abertura do seminário ficou por conta do presidente do Sistema Findes, Leo de Castro, que reforçou que produtividade é o tema central de esforços e trabalho da Federação. “Temos um compromisso firmado junto às empresas de aumentar a produtividade e o desenvolvimento da indústria no nosso Estado. Para alcançarmos esse objetivo, todas as nossas ações, internas e externas estão sendo canalizadas para isso e produtividade é o nosso tema prioritário”, reforçou Leo.

O superintendente do Sesi-ES e Diretor Regional do Senai-ES, Mateus de Freitas, também esteve presente e ressaltou que a formação profissional ultrapassa a questão da formação técnica setorial. “Ela precisa trazer também esses conhecimentos transversais, como os que conheceremos hoje e, que fazem tanta diferença no chão de fábrica do setor produtivo, e nesse ponto entra o Senai, trazendo esse tipo de competência aos seus alunos. ”

O Sebrae-ES, que foi uma das entidades parceiras, foi representado pelo seu diretor técnico, Benildo Denadai, e destacou que a parceria entre as diversas organizações é fundamental para alavancar a produtividade e a inovação do Estado.

“Precisamos repensar as estratégias das empresas no mercado e buscar metodologias operacionais para tornar as micro, pequenas e grandes indústrias competitivas”, ressaltou.

O prefeito de Viana, Gilson Daniel, foi um dos representantes do poder público que estiveram presentes, e destacou as ações do Programa Gerar. “A ação funciona como uma central para direcionar o cidadão para oportunidades de emprego e qualificar o vianense por meio de parcerias. Nossa presença no seminário é além de tudo uma oportunidade de somar esforços para alavancar ainda mais a economia e o desenvolvimento do nosso Estado”, pontuou.

Brasil Mais Produtivo

O coordenador técnico do Programa Brasil Mais Produtivo, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Gustavo Campos, abriu a rodada de palestras apresentando os resultados e as metodologias usadas na iniciativa que aumenta em ao menos 20% a produtividade das empresas participantes.

“Lançado em abril de 2016, o programa já traz resultados muito mais expressivos do que o esperado e nossa experiência mostra que tem havido um aumento de produtividade em 50%, na média das empresas já atendidas. Há casos até de 80%”, disse.

Antes da implantação efetiva do programa houve a criação de um grupo de trabalho que discutia ações de extensionismo industrial, para identificar os sombreamentos e as lacunas do setor. “Por meio de um amplo debate a respeito, identificamos que era necessária uma ação voltada para o chão de fábrica e que atendesse a demanda do empresário”.

“O Programa Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa do governo federal que propõe solucionar essas lacunas dos processos produtivos, promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto”, explica Campos.

No evento, representantes de pequenas e médias empresas do Estado estiveram presentes e foram reconhecidos por apresentarem os melhores resultados com o programa.

Projeto Transformar

Um dos palestrantes da noite, foi o especialista em Transformação e Melhoria Contínua da ArcelorMittal Tubarão, Piter Mota, que trouxe experiências práticas da produtora de aço e os resultados obtidos a partir da implantação do projeto Transformar.

“Iniciado em 2016, o grande objetivo do programa é o avanço contínuo, a implantação das melhores maneiras de se trabalhar, a entrega de valor para o cliente de forma eficiente, além de permitir que pessoas liderem e contribuam para o desenvolvimento da empresa”, destacou.

“A visão é repensar tudo que é feito aprimorando a performance e, consequentemente, aumentando a satisfação do cliente. Além disso, destacamos que o ponto mais importante foi ouvir a base de empregados. Foram geradas mais de 10 mil ideias, que foram transformadas em 3 mil iniciativas, sendo que quase 30% delas já foram implementadas. E essa cultura continua viva, porque diariamente somos convidados a repensar nosso processo produtivo e novas ideias vão surgindo”.

Segundo Piter, entre tantos ganhos, um dos principais, foi ver o amplo desenvolvimento da empresa e o engajamento de todos os empregados. “Conquistamos um local de trabalho melhor, tornando a empresa menos burocrática e focada em resultados, sem comprometer valores importantes como saúde e segurança. Esse projeto, mantém a ArcelorMittal Tubarão competitiva e com o processo de produção contínuo e sem prejuízos”, finalizou.

A implantação do Kaizen na Vale

O gerente geral de Melhoria Continua da Vale, Marcelo Takahashi, compartilhou como ações simples podem gerar grandes resultados e impactar de forma positiva o desempenho das empresas.

“Um dos principais pontos na implantação da metodologia do Lean, que é o pensamento enxuto, é o desafio. O Kaizen traz exatamente essa reflexão de sairmos de um estágio, para alcançarmos um resultado melhor”.

“Com o foco no chão de fábrica e, principalmente, no trabalhador operacional e na equipe, conseguimos facilitar e melhorar o trabalho, deixá-lo mais ágil e com um custo menor.  Implementamos esses princípios em uma das nossas bases e conquistamos uma redução de 100% nos riscos ergonômicos e de queda, com um ganho de produção de 30% e um aumento de três vezes mais na vida útil do equipamento, além de ampliar o faturamento”, explicou Marcelo.

Diferente do que se pensa, Marcelo destacou que os resultados foram alcançados com ideias simples, sugeridas pelos próprios operadores. “Com uma ideia simples, que usou cerca de meia dúzia de cinta plástica tivemos uma revolução no nosso processo produtivo”.

[su_carousel source=”media: 8635,8668,8667,8666,8665,8664,8663,8662,8660,8659,8658,8656,8655,8654,8653,8652,8651,8650,8649,8648,8647,8646,8644,8641,8642,8640,8639,8637,8636″ width=”840″ height=”440″ items=”1″ title=”no” speed=”700″]

Quer implementar o lean na sua empresa também? Entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

MBA Executivo em Lean Manufacturing

Visando apoiar empresas e gestores, o Senai-ES, em parceria com o SENAI-BA, está com inscrições abertas para a primeira turma de MBA Executivo em Lean Manufacturing, que visa formar profissionais qualificados para atuar na Gestão Industrial, aplicando a manufatura enxuta como ferramenta operacional para ampliação de resultados e lucros. O curso será realizado, preferencialmente, nos fins de semanas e nas instalações do SENAI, em Vitória, com início das aulas previsto para o segundo semestre deste ano. Se interessou? Preencha o formulário de interesse e, em breve, entraremos em contato.

Confira o vídeo de cobertura

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi
30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial