1ª Rodada: Findes realiza primeiro dia de entrevistas com os candidatos a prefeito de Vila Velha e Cariacica

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) realizou nesta quarta-feira (25) a primeira rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito, Arnaldinho Borgo e Max Filho da cidade de Vila Velha, e Célia Tavares, de Cariacica. A presidente da Findes, Cris Samorini, estava presente na ocasião e reforçou a importância de promover essa discussão sobre o desenvolvimento econômico e social da Grande Vitória.

“Sobre esse momento, é uma ótima oportunidade que o setor industrial tem de apresentar as suas demandas e conhecer melhor as propostas para a cidade. Além disso, é uma contribuição que nós damos para o debate eleitoral, para ajudar o eleitor a formar a sua opinião”, disse Cris Samorini.

Na ocasião, Cris Samorini destacou dois projetos importantes para o ambiente de negócios: o Simplifica-ES (Sistema que traz agilidade para a abertura e funcionamento de empresas) e as 10 medidas contra a burocracia no licenciamento ambiental. Outra questão abordada foi o IAN, o Indicador de Ambiente de Negócios, produzido pelo Ideies. O IAN reúne 39 indicadores de todos os 78 municípios do ES que são divididos em 4 eixos: infraestrutura; potencial de mercado; capital humano e gestão fiscal.

As entrevistas foram divididas em quatro blocos. Os primeiros trinta minutos foram destinados a apresentação das propostas de cada candidato. Em seguir, foram realizadas cinco perguntas com o tempo de resposta determinado de dois minutos. Os temas das perguntas foram: Potencial de mercado, transformação digital, inovação, mobilidade e gestão pública.

ARNALDINHO BORGO (CANDIDATO DE VILA VELHA)

O candidato a prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo iniciou sua apresentação explanando o grande potencial de Vila Velha e destacando a importância de uma forte liderança para a cidade. “Na minha opinião, Vila Velha pode ser a cidade referência em esporte, lazer e turismo. Além disso, pode também ser a melhor cidade para se viver, trabalhar e empreender”, disse Arnaldinho.

Entre suas principais propostas, está a desburocratização. De acordo com ele, é muito importante fazer com o que empresários fiquem na cidade, e, principalmente, atrair novas empresas e indústrias. A intenção do candidato é mudar a cultura política e acabar com os entraves que impedem esse desenvolvimento.

Sobre transformação digital, o candidato falou sobre o serviço de videomonitoramento interligadas, sobre marcação de consultas médicas online, cadastramento de matrículas nas escolas municipais de forma online. Ressaltou a importância das escolas serem tecnológicas e que as crianças tenham esse incentivo desde pequenas.

Arnaldinho falou sobre o plano de mobilidade precisa ser micro, mas que deve abranger o macro da região metropolitana. Pretende implantar vias binárias, para dar mais agilidade e diminuir o índice de mortalidade no trânsito, além de planejar a interligação de ciclovias, criando também as ciclorotas e ciclofaixas. Também existe a possiblidade de colocar para funcionar as balsas para melhorar a mobilidade urbana de Vila Velha.

MAX FILHO (CANDIDATO DE VILA VELHA)

O candidato a prefeito de Vila Velha, Max Filho iniciou sua apresentação destacando o Plano Diretor Municipal (PDM), instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, e sobre a sua importância para o desenvolvimento da cidade. “Uma das minhas propostas é enxugar o Conselho Municipal de Meio Ambiente, e afastar das influências que atrapalham o desenvolvimento sustentável do município de Vila Velha’, disse Max Filho.

Também estão entre suas propostas a segurança jurídica e a estabilidade institucional, e assim tornar o protocolo e o processo de licenciamento mais eficiente. O candidato destacou que o tempo médio para abertura de uma empresa, eram de 14 dias, e agora, chegou a um dia e 10 horas, e que isso será ainda mais aprimorado.

Além disso, Max Filho reforçou sobre a mudança de sistema de informática da prefeitura que foi contratado em seu mandato e sobre o intuito de continuar avançando em tecnologia e inovação. Atualmente, de acordo com o candidato, há processos totalmente digitais na administração do município.

Max filho falou sobre uma nova estrutura de iluminação pública da cidade, mais tecnológica, e que irá proporcionar a leitura dos hidrômetros e do relógio de água, a partir da nova iluminação. Além disso, facilitar na leitura das placas dos veículos e fazer o melhor planejamento de trânsito.

EUCLÉRIO SAMPAIO (CANDIDATO DE CARIACICA)

O candidato a prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, não pode comparecer na entrevista e encaminhou uma nota. Segue na íntegra:

O candidato à prefeitura de Cariacica Euclério Sampaio vem, através desta, desculpar-se com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) por não poder comparecer à série de entrevistas promovidas pela Instituição. Por conta do curto espaço de tempo deste Segundo Turno, nesta quarta-feira (25), o candidato precisou alterar toda sua agenda prevista para este dia e se coloca à disposição de contribuir com o debate em momento oportuno para que tenha a oportunidade de apresentar suas propostas e ideias para melhorar a ambiência de negócios na cidade.

“Reitero meu compromisso com todo o setor produtivo capixaba, especialmente com aqueles sediados ou que buscam ter seus negócios em Cariacica. O setor produtivo é parte essencial no processo de recuperação de Cariacica já que gera emprego, renda e riquezas. Terão tapete azul estendido na prefeitura”, afirmou Euclério.

CÉLIA TAVARES (CANDIDATO DE CARIACICA)

Em sua fala, a candidata à prefeitura de Cariacica, Célia Tavares, destacou o seu compromisso com a defesa permanente da democracia, da justiça social, a realização de direitos, o respeito à pluralidade de ideias e a participação cidadã. Além disso, ela destacou importantes iniciativas que pretende conduzir para melhorar o ambiente de negócios do munícipio, para geração de emprego e renda

“Queremos atrair novas empresas para o município para aumentar a capacidade de arrecadação e simplificar para facilitar o pagamento dos impostos. Além disso, vamos ampliar o investimento municipal em obras de infraestrutura, de modo que proporcione um aquecimento da economia local com geração de empregos e atração de novos empreendimentos”, explicou a candidata.

A segurança pública é certamente um dos grandes desafios a ser enfrentado por estados e municípios brasileiros em 2020, destacou Célia. “Em Cariacica, as crescentes taxas da criminalidade letal intencional evidenciam um processo extremamente preocupante. Há um conjunto de soluções transversais, com incidência direta sobre o problema da segurança pública, que podem ser implementadas pela administração municipal: desde o ajuste de suas políticas urbanas e sociais à gestão do território e da Região Metropolitana. Nosso governo se propõe a adotá-las, a partir do primeiro ano de gestão, em constante diálogo com as demais esferas de governo, os Conselhos Municipais e movimentos sociais e com a sociedade em geral”, explicou.

No eixo educação de seu plano de trabalho, a candidata reforçou que deve implementar a educação profissional e integrada à oferta da educação de jovens e adultos (EJA). “Nosso objetivo é aproveitar estruturar já existentes e sólidas, como a do Senai, e por meio de parcerias, oferecer formação profissional e técnica”.

Nesta quinta-feira (26), às 16h30, será a vez dos candidatos a prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e João Coser. A segunda entrevista será às 18h20, com os candidatos a prefeito da Serra, Sérgio Vidigal e Fábio Duarte.

O encontro acontece em formato virtual pelo canal do YouTube da Findes.

Clique aqui para assistir!

Por Cinthia Pimentel e Raianne Trevelim

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica
2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi