Gestores de 54 empresas capixabas se reuniram para uma palestra sobre o funcionamento do Siscoserv

Gestores de 54 empresas capixabas se reuniram nesta quarta-feira (17) para uma palestra sobre o funcionamento do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), que foi desenvolvido pelo Governo Federal.

O treinamento, ministrado pelo controller da DC Logistics Brasil, Alessandro Jr. Pradella foi realizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com a DC Logistics Brasil e esclareceu o funcionamento da plataforma e como ela pode ser utilizada na contratação de transporte internacional. Para o gerente de Promoção de Negócios Internacionais, Nacionais e Regionais, Renato Fasolo, o Siscoserv foi criado a partir da necessidade de um sistema informatizado específico para as operações de comércio exterior de serviços.

“Reunir gestores e empresários para entender melhor o sistema é mais uma iniciativa visando a captação de investimento, o fomento e a construção de suporte às empresas capixabas para a realização de negócios nos âmbitos regional, nacional e internacional”, ressaltou.

Siscoserv

O Siscoserv é um sistema operacional de registro obrigatório das transações do comércio exterior de serviços do Brasil, abrangendo inclusive as operações de exportações e de importações de serviços e intangíveis. Em um futuro, cada vez mais próximo, não será mais possível criar riquezas, gerar empregos de qualidade e fazer parte das cadeias globais de valor senão a partir da capacidade de desenvolver e gerenciar serviços sofisticados e de incluí-los dentro de bens e de terceiros serviços.

Depoimentos de alguns participantes

[quote style=””]O treinamento de uma forma geral foi extremamente positivo para entendermos como o mercado está lidando com o Sistema. Já utilizamos, mas reforçamos conceitos e conseguimos tirar algumas dúvidas operacionais.
Thais Veiga, analista de Importação da ArcelorMittal Tubarão
[/quote]
[quote style=””]Trabalho na Fibrasa há 2,5 anos e mesmo não sendo uma empresa diretamente especializada em comércio exterior ela utiliza operações de comércio internacional para fins de melhoria. Participar do treinamento foi relevante para desmistificar algumas questões e para trocarmos experiências com outras empresas de diferentes portes.
Carlos Anderson Alves, analista de Suprimentos da Fibrasa[/quote]
[quote style=””]Já conhecíamos o assunto mas viemos para consolidar conhecimentos. A palestra mostra o envolvimento do agente de carga no processo e trazer a indústria para discutir esse assunto foi um diferencial.
Rafael D’Andréa, logistics coordinator da TechnipFMC[/quote]

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória 
9 de maio de 2024
PIM-PF: indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024
8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica