23/09/2015 – Workshop apresenta soluções para a gestão energética nas indústrias

Vice-presidente do Sistema Findes, Constantino Dadalto

“Vivemos um momento conturbado no país, e, por isso, não podemos depender mais do Governo Federal para superarmos esta crise, principalmente no que diz respeito à questão energética”. Foi com esse alerta que o vice-presidente do Sistema Findes, Constantino Dadalto, abriu o workshop “Gestão eficiente da energia na indústria”, realizada sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), em Vitória, nessa terça-feira, dia 23 de setembro. O encontro foi uma realização da Findes, por meio do Conselho Temático de Energia (Conerg), e reuniu especialistas e empresários para discutirem as soluções na gestão de energia das indústrias capixabas.

Download das apresentações.

A exposição técnica começou com a apresentação feita pelo gerente de Operações do departamento regional capixaba do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES), Álvaro Dias Marques, que apresentou um aplicativo desenvolvido pela entidade para a análise tarifária, contrato de demanda e energia reativa, que é disponibilizado para a comunidade empresarial por meio de contrato. Álvaro mostrou, ainda, o case de sucesso de uma montadora de automóveis (o nome da empresa não pode ser divulgado por razões de contrato) utilizando o método, com resultados expressivos na redução do consumo.

O gerente de Operações do Senai-ES, Álvaro Dias Marques, apresentou um aplicativo desenvolvido pela entidade para a análise tarifária, contrato de demanda e energia reativa. 

Já especialista em Eficiência Energética do Senai-ES, Wendell Pacheco, mostrou outro caso em que a análise tarifária uma indústria (cujo nome também não pôde ser divulgado) em todos os processos produtivos promoveu a redução de R$ 80,4 mil por ano em custos de energia para R$ 25,4 mil, o equivalente a três meses de conta de energia nesse empreendimento. Em outro exemplo, Wendell demonstrou, em detalhes, o processo de gestão de eficiência energética em centrais de ar comprimido.

A professora do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (Ufes), Carla Cunha, apresentou os cursos de capacitação, pós-graduação, eventos e convênios da universidade relativos à gestão eficiente de energia

Álvaro Dias Marques retornou com a apresentação dos cursos de qualificação do Senai-ES para a gestão eficiente de energia na indústria e em edificações. Com o mesmo enfoque, a professora do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (Ufes), Carla Cunha, apresentou os cursos de capacitação, pós-graduação, eventos e convênios da universidade relativos à gestão eficiente de energia. Para finalizar, o professor de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Flávio Barcelos Braz, mostrou os cursos de gestão energética que a instituição de ensino que ele representa disponibiliza no Estado.

O professor de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Flávio Barcelos Braz, mostrou os cursos de gestão energética que a instituição de ensino que ele representa disponibiliza no Estado

Após as apresentações, houve o momento de debate, com perguntas para os palestrantes. Foi o diretor técnico da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo (Aspe), Amadeu Wetler, quem conduziu a discussão e finalizou o evento sintetizando os objetivos do workshop: “O empresário pode reduzir o consumo de energia sem comprometer a capacidade de produção, mas ainda são poucos aqueles que entendem que a gestão eficiente de energia tem que ser uma preocupação contínua e não passageira. Como todos puderam ver aqui nesse workshop, dentro de cada empresa quase sempre há soluções desde que seja feita uma análise técnica detalhada”.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES