01/06/2016 – Turmas do Senai em projeto social estão a todo vapor

O projeto Ocupação Social leva formação profissional a jovens em risco social

O Senai vai finalizar as primeiras turmas do projeto “Ocupação Social”, realizado em parceria com o Governo do Estado, nos dias 13 e 14 deste mês. Ao todo, 24 alunos irão concluir o curso de Operador de Computador, que acontece na unidade móvel de Informática estacionada em Nova Rosa da Penha, Cariacica.

Ainda dentro do projeto, outros dois cursos são ofertados pelo Senai aos moradores da região, Eletricista Instalador Predial e Padeiro, que juntos têm 48 jovens matriculados. A aluna Linda Inês Conceição da Rocha, 22 anos, conta que jamais pensou em se identificar com a área de eletricidade. “Apareceu a oportunidade de fazer o curso de Eletricista e eu aproveitei para aprender uma nova profissão, já que estava parada. Estamos na aula prática e tenho me identificado bastante. Meu objetivo inicial é trabalhar como autônoma, mas não descarto um emprego em uma empresa”, disse. A turma de Eletricista Instalador Predial deve encerrar no próximo dia 24, já as duas turmas de Padeiro têm previsão de conclusão em 10 de julho.

A gerente de Educação Profissional, Zilka Teixeira, afirma que o saldo dos cursos é bastante positivo, com alunos empenhados e atuantes em sala de aula. O projeto “Ocupação Social” foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o percentual dos jovens que estão fora da escola e sem emprego. O acordo firmado entre o Senai e o Governo do Estado prevê a realização de 23 cursos gratuitos de até 400 horas de duração, em cinco áreas: Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Gestão, Automotiva e Tecnologia da Inovação. São cursos como confeiteiro industrial, padeiro, almoxarife, auxiliar de logística e carpinteiro de obras, entre outros. Os cursos serão oferecidos em 25 bairros de nove municípios, nos quais é alta a taxa de homicídios de jovens entre 16 e 24 anos.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES