24/11/2015 – Torneio de Robótica classifica sete equipes para a grande final em Brasília (DF)

 

Campeões da seletiva do ano passado, os alunos da Equipe Troia, do Sesi-ES Linhares, ficaram com o 2º lugar

Garra, companheirismo, comprometimento, inovação e muita alegria. Esses foram alguns dos elementos presentes na seletiva regional Sudeste do Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), realizada nesse fim de semana (sexta-feira e sábado, dias 20 e 21, respectivamente) – no Sesi-ES de Jardim da Penha, em Vitória (ES). O torneio, que no Brasil é organizado pelo departamento nacional do Serviço Social da Indústria – Sesi, reuniu, nessa seletiva, 40 equipes formadas por estudantes com idades entre nove e 16 anos de escolas públicas e particulares do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal em torno do desafio Trash Trek, que envolve a busca de soluções para o “lixo nosso de cada dia”. Com resultados levarão sete equipes a classificação para a etapa nacional, que será realizada em Brasília (DF) entre os dias 18 e 20 de março de 2016.

Galeria de fotos na página da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) no Facebook

Galeria de fotos no perfil da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) no Flickr

A equipe Lego Field, do Sesi Gama (Brasília/DF), conquistou o 1º lugar geral

 O 1º lugar ficou com a equipe Lego Field, do Sesi Gama, de Brasília (DF). Em 2º lugar, a equipe Troia, do Sesi-ES Linhares, praticamente repetindo o excelente desempenho na seletiva do ano passado, quando foi a grande vencedora. Em 3º lugar ficou a equipe Retry, da Escola Monteiro Lobato (Vitória/ES). Também conquistaram a classificação, pelo desempenho em todas as categorias do torneio as seguintes equipes: Os Guardiões (Sesi-ES Porto de Santana, Cariacica), The Walking Lego (Sesi-ES Jardim da Penha, Vitória), Lego Side (Sesi-ES Maruípe, Vitória) e The Kings (Sesi-ES Linhares).

Equipe Retry, da Escola Monteiro Lobato (Vitória/ES), que conquistou o 3º lugar e também irá para a grande final em Brasília (DF)

“Independentemente da classificação final, o importante é fazer parte deste momento”, disse o diretor para assuntos do Sesi-ES, José Carlos Bergamin, durante o evento. “Hoje, temos a responsabilidade de evoluirmos nas empresas a questão do valor humano e do respeito ao meio ambiente, onde a criatividade é o que comanda todas as ações. E tudo isso está presente aqui neste torneio. Vocês (os alunos) são o futuro que idealizamos!”, completou o dirigente.

 

A seletiva em Vitória classificou sete equipes para a grande final que será realizada em Brasília (DF) , entre os dias 18 e 20 de março de 2016

“Todos nós somos vencedores, pois conseguimos chegar aqui após as seletivas realizadas em suas próprias regiões ou escolas”, destacou a gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino, no encerramento da seletiva em Vitória. “Primeiramente, as escolas lhes deram a oportunidade de se envolverem com a robótica. Em seguida, houve o treinamento dos alunos, a capacitação dos professores, o desenvolvimento de projetos de pesquisa maravilhosos e muito mais. Saímos de 27 equipes da seletiva do ano passado para 40 em 2015. Isso mostra a evolução do torneio e de todos vocês”, finalizou Josefina.

Os campeões

A equipe Lego Field, do Sesi Gama (Brasília/DF), sagrou-se a campeã dessa seletiva e competirá em casa na grande final, em março do ano que vem. Para o estudante Gabriel Alex de Almeida Serejo, membro da equipe vencedora e que estava viajando pela primeira vez para competir pelo Torneio FLL, foi uma experiência incrível. “É um sonho ter a possibilidade de sair de minha cidade e viajar com a equipe para participar deste torneio incrível de Vitória”, disse o campeão.

 

“E o tema do torneio deste ano é sensacional, pois convertemos um problema – o lixo – numa solução. E o nosso projeto, um sistema biogestor que transforma o lixo em energia nas indústrias, foi muito bem avaliado na UnB (Universidade de Brasília), comprovando sua viabilidade técnica”, completou Gabriel, que ainda destacou oquanto foi positivo seu envolvimento com a Robótica na escola. “Eu, particularmente, sou muito tímido. Mas todo o processo que envolve o torneio, as apresentações do projeto e a interação com as outras equipes me ajudaram demais nesse sentido. Só tenho a agradecer à oportunidade!”, finalizou o estudante. 

Confira os resultados da Seletiva Regional Sudeste do Torneio FLL realizada em Vitória (ES):

Champion’s Award (categoria classificatória para a etapa nacional em Brasília/DF):

1º lugar – Lego Fields (Brasília/DF)
2º lugar – Troia (Linhares/ES)
3º lugar – Retry (Vitória/ES)

Também se classificaram:

Os Guardiões (Cariacica/ES), The Walking Lego (Vitória/ES), Lego Side (Vitória/ES), e The Kings (Sesi-ES Linhares).

Finais: 

Campeão das Finais :

Lego Rex (Vila Velha/ES)

Categorias:

Design de Robô

1) Desempenho do Robô:
Legotrix (Vitória/ES)

2) Design Mecânico:
The Walking Lego (Vitória/ES)

3) Programação:
Start (Vitória/ES)

4) Estratégia e Inovação:
Technolândia (Cachoeiro de Itapemirim/ES)

Pesquisa

1) Apresentação da Pesquisa:
Lendários (Cariacica/ES)

2) Solução Inovadora:
Robochequer (Vila Velha/ES)

3) Processo de Pesquisa
Skillup (Cariacica/ES)

Core Values

1) Inspiração:
Omegabots (Vila Velha/ES)

2) Trabalho em Equipe:
Sanandroid (Macaé/RJ)

3) Gracious Professionalism
Legotrix (Vitória/ES)

Prêmios Especiais

1) Contra todas as adversidades:
Talentosas (Rio de Janeiro/RJ)

2) Estrela Iniciante:
Lego Fênix (Vila Velha/ES)

3) Técnico:
Roberto Soresini – Equipe Retry (Vitória/ES)

4) Voluntário Destaque:
Ricardo Furtado

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES