02/02/2016 – Superintendente corporativo do Sistema Findes apresenta Conecta em evento nos EUA

Considerado pela IBM como precursor no uso das ferramentas de social business para fins corporativos em ambiente de nuvem com a Rede Conecta, o Sistema Findes foi representado pelo seu superintendente corporativo, Marcelo Ferraz, e pelo gerente da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), Bruno Maffra, no evento “Connect 2016”, realizado nos EUA pela própria IBM. Nessa terça-feira (02), aconteceu o painel de discussão com representantes de empresas da Arábia Saudita, EUA, Índia, Suíça e Brasil sobre as práticas e estratégias de adoção de uma rede social corporativa.

De acordo com Marcelo Ferraz, que foi o porta-voz do Sistema Findes, o painel serviu para mostrar como essas diferentes instituições trabalharam para que as pessoas descobrissem a base de conhecimento por meio de uma ferramenta de rede social. “As ferramentas, na verdade, precisam ser instrumentos para que se crie uma cultura que valorize a comunicação das pessoas com base naquilo que a empresa tem de melhor a oferecer, a partir dos seus contatos formais de trabalho. Na era do conhecimento, você ver essas instituições de forma tão diferentes fica absolutamente provado, de uma vez por todas, que a gente precisa valorizar a comunicação. Criar condições para as pessoas mostrarem suas habilidades, gerando e acumulando conhecimento em uma plataforma como a Conecta.”

O superintendente corporativo do Sistema Findes, Marcelo Ferraz, relata (em Inglês) para a multinacional IBM como foi o processo de implantação da rede virtual que agrega os empregados das entidades em uma mesma plataforma virtual, a Conecta. O depoimento foi gravado durante o “IBM Connect 2016”, uma das maiores conferências mundiais sobre “Social Business” e “Digital Experience” realizada de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, nos Estados Unidos.

Marcelo relata que os participantes do evento ficaram bem impressionados com a forma como a Conecta é utilizada pelo Sistema Findes no ambiente de trabalho. “A nossa estratégia de implantação foi muito bem avaliada pelos presentes, que ficaram surpresos com a forma ousada de uso que passamos a dar à rede. O fato de você primeiro despertar a curiosidade dos empregados, fazer um plano de comunicação bem feito e implantar a partir de um projeto piloto, criar um ‘grande dia’ para o lançamento, gerar e acumular uma curva de aprendizado, instituir uma rede de facilitadores para que depois pudessem dar suporte às pessoas e, em seguida, levar os nossos processos de produção para dentro da rede, foi algo que deixou todos os presentes encantados.”

“Tem muito a ver também com um pouquinho do modo como o brasileiro vive, a criatividade com que ele se adapta a diferentes situações, e sua capacidade de adaptação. O fundamental é que criamos um espaço que combina liberdade de expressão com disciplina processual. Esse é, na verdade, um grande diferencial nosso”, completou o superintendente corporativo.

Sobre a Rede

A Conecta usa a solução IBM Connections Cloud S1. Uma rede social corporativa que reúne todas as soluções de comunicação em um único ambiente. A implantação da Conecta teve início com um projeto de migração dos e-mails para a nuvem, uma evolução da plataforma IBM Notes já utilizada pelo Sistema Findes.

Números da Conecta

1.182 usuários
517 arquivos abertos a toda a organização
65 comunidades compartilhando 4.734 arquivos
297 atividades apoiando a gestão das entidades
*Dados apurados até 22/01

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES