10/12/2014 – Sistema Findes amplia presença no interior do Estado com novas diretorias regionais

Descobrir novas potencialidades, ampliar oportunidades e gerar desenvolvimento econômico em todas as regiões do Espírito Santo. É com estes objetivos que a Sistema Findes iniciou o projeto de instalação de novos núcleos e diretorias regionais em sete municípios do Estado: Barra de São Francisco, Cariacica, Guaçuí, Santa Maria de Jetibá, Serra, Vila Velha e Vitória. Com a mudança, sobe para 15 o número de bases de apoio às indústrias. Desde então, o Sistema Findes conta com oito diretorias regionais: Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus e Venda Nova do Imigrante.

Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, os núcleos e diretorias regionais são espaços estratégicos, não apenas na estrutura física, mas pela relevância institucional que agregam à indústria. “Nossa gestão tem feito o maior trabalho de interiorização entre todas as federações de indústrias do país, trazendo o industrial para dentro do Sistema Findes, realizando investimentos relevantes em todas as regiões, desenvolvendo projetos em parceria e buscando conhecer as demandas de cada setor produtivo. Com a ampliação do número de diretorias regionais, estamos dando maior autonomia às indústrias e consolidando a presença institucional da Findes no interior do Estado”, ressalta.

Segundo Guerra, o maior beneficiado com a ampliação da presença regional do Sistema Findes é o trabalhador capixaba. “A indústria tem impulsionado fortemente nossa economia, com 38,5% de participação no Produto Interno Bruto capixaba. Ampliar a presença do Sistema Findes é também fortalecer as indústrias do interior. Com mais desenvolvimento, geramos mais empregos, melhoramos a qualidade de vida dos profissionais e criamos novas oportunidades para os moradores destas regiões”, defende o presidente.

A redistribuição dos 78 municípios entre as diretorias e núcleos regionais que estão sendo criados pelo Sistema Findes e os que já existiam foi debatida na última reunião do Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), que tem como presidente o industrial Áureo Vianna Mameri – também vice-presidente institucional da Findes em Cachoeiro de Itapemirim e região. Segundo Mameri, a mudança é importante porque permite detalhar de forma mais precisa as demandas dos industriais do interior.

“A nova divisão, que amplia de oito para 15 o número de diretorias e núcleos regionais, vai dar mais autonomia para que os industriais atendam às demandas locais. Para nós, é mais uma conquista notar que o Sistema Findes está querendo ampliar seus serviços em todo o Estado, ouvindo e atendendo o industrial, que traz para esta casa suas dificuldades e preocupações com o desenvolvimento local”, pontuou.

O projeto

“A interiorização do Sistema Findes deve começar a partir da Reta da Penha, levando investimentos para todo o Estado”, argumenta Guerra. Com este pensamento, o presidente decidiu pela criação das diretorias regionais de Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica (que também inclui o município de Viana) e dos núcleos regionais em Barra de São Francisco, Guaçuí e Santa Maria de Jetibá, municípios que antes compunham as diretorias de Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante, respectivamente.

“Não aceito o discurso de que apenas 25 municípios do Estado possuem vocação industrial. Acreditamos que todos os municípios podem contribuir para o desenvolvimento, seja com mão de obra ou com o esforço das micro e pequenas indústrias. Devemos promover o desenvolvimento em todo o Espírito Santo. Hoje atendemos 80% dos municípios capixabas com as entidades de ensino do Sistema Findes, levando qualificação profissional a todas as regiões, mas queremos tornar o Sistema ainda mais presente, atuando em diferentes áreas, estimulando o associativismo e a participação dos industriais”, detalha o presidente.

Veja a relação completa de diretorias e núcleos e os municípios que os compõe.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES