24/03/2015 – Qualidade de vida em debate entre os profissionais do Sesi-ES

O Serviço Social da Indústria do Espírito Santo (Sesi-ES) promoveu na última sexta-feira, dia 20 de março, o 3º Seminário Sesi de Qualidade de Vida, com o tema “Qualidade de vida: um novo olhar”. O evento foi realizado no Itamaraty Hall, em Vitória, e reuniu cerca de 350 profissionais do Sesi-ES das áreas de Saúde, Segurança no Trabalho, Lazer e Cultura de todo o Estado para discutirem temas como a qualidade de vida no século XXI e sua aplicabilidade em prol da melhoria do desempenho profissional.

“Estamos aqui tratando daquilo que é essencial para o desenvolvimento sustentável de nossa indústria, que são vidas humanas e sua relação com o ambiente de trabalho”, disse o diretor para Assuntos do Sesi-ES, José Carlos Bergamin, ao saudar os presentes no seminário.

A importância do trabalho do Sesi foi ressaltada pelo superintendente da entidade, Luis Carlos de Souza Vieira. “O Sesi sempre foi referência na área de Educação, mas muitas vezes a população em geral se esquece de que o profissional que faz a indústria funcionar de maneira saudável e humanizada é aquele que está presente aqui neste evento”, disse o executivo.


O Teatro Sócio Educativo do Sesi-ES realizou apresentação de esquete com a temática do evento.

“É por isso que estamos ampliando o alcance de nossas ações para o interior do Estado, com novas unidades de saúde em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares, bem como com mais ações culturais e de lazer, pois o Sesi tem uma missão que ultrapassa o ambiente da indústria, já que influencia diretamente a comunidade ao seu redor”, prosseguiu Luis Carlos. “Precisamos devolver ao trabalhador da indústria, seus familiares e população em geral ações que promovam mais saúde, segurança, cultura, esporte e lazer”, finalizou.

Palestras

Na parte da manhã, o gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-DN (Diretório Nacional), Julio Zorzal, apresentou as estratégias da entidade, em nível nacional, para cuidar de questões como absenteísmo, reabilitação, legislação e a própria gestão de SST (Segurança e Saúde no Trabalho), com grande embasamento técnico. A seguir, a psicóloga e professora da USP, Ana Cristina Limongi, palestrou sobre o tema “Qualidade de vida no séc. XXI e sua aplicabilidade em prol da melhoria do desempenho profissional”, com foco na interatividade entre os presentes, sempre ressaltando as bases para se conquistar e preservar a qualidade de vida associada ao trabalho.

À tarde, a pesquisadora e professora acadêmica Fátima Jinnyat cativou os presentes com soluções práticas para o combate ao estresse no ambiente de trabalho, baseadas em sua própria experiência de vida, com a palestra “Bem sentir para bem viver”. Finalizando o evento, o apresentador do programa Bem Estar (Rede Globo), Fernando Rocha, fez uma divertida apresentação (“Na medida do possível”) na qual desmistificou conceitos relativos ao condicionamento físico e alimentação, inclusive respondendo perguntas da plateia ao final de sua apresentação.

Opiniões

Para o professor do Sesi Ginástica de Vitória, Alexandro da Silva, participar do seminário foi uma ótima oportunidade para ampliar os horizontes de sua profissão. “Nós, do Sesi, já atuamos de maneira enfática na promoção da qualidade de vida junto aos trabalhadores das indústrias. Inclusive, essas ações têm sido prioridade dentro das empresas já há alguns anos”, afirmou Alexandro. “E o mais proveitoso de um seminário como esse é poder absorver novos conhecimentos para colocarmos em prática na profissão”, completou.

“De modo geral, gostei muito das palestras. Tivemos um grande volume de informações técnicas na palestra de Julio Zorzal, e também uma ótima troca de experiências com os demais palestrantes. Foi uma oportunidade muito positiva para a minha profissão”, avaliou a enfermeira do Trabalho do Sesi de Linhares, Letícia Bitti Pinheiros. “Eu vejo a promoção da qualidade de vida como algo fundamental para que o trabalhador alcance sucesso da carreira e também em sua vida pessoal”, completou.

A gerente do Sesi de Cachoeiro de Itapemirim, Claudia Paixão, enfatizou a necessidade de se promover encontros desse tipo: “O evento foi muito positivo, pois é a ocasião na qual conseguimos promover o alinhamento de todos os profissionais de saúde, segurança, lazer e cultura de toda a Rede Sesi do Espírito Santo”. De acordo com a gerente, “todos falam a mesma língua, ou seja: vamos continuar trabalhando melhor, aperfeiçoando o que já sabemos e aprendendo com as novidades. Estive presente nas três edições e, mesmo com a nossa equipe vindo de longe, é gratificante participar”, finalizou.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES