06/10/2015 – Parceria entre RCM e Idaf aumenta competitividade de produtos capixabas

Agroindústrias do Espírito Santo ganharam, nessa terça-feira (06), uma parceria importante para o desenvolvimento de produtos e a geração de novos negócios para os capixabas. Foi assinado no auditório da Findes o convênio entre a Rede Capixaba de Metrologia (RCM) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), o que permitirá que laboratórios agropecuários sejam reconhecidos e credenciados pelas duas instituições.

Os laboratórios fazem análises de solo, de tecido vegetal e de fertilizantes, entre outros itens, dando maior precisão e eficiência aos processos produtivos da agricultura. Em parceria com a Rede Capixaba de Metrologia, será possível atestar que as unidades atendem às normas da ISO 17025 – que trata de regras para laboratórios de ensaio e calibração. Segundo o vice-presidente da Findes, Benízio Lázaro, a parceria fortalece o Estado. 

César Colnago, vice-governador do Estado

“Não vejo como a indústria capixaba pode evoluir sem realizar boas parcerias. A aproximação entre os setores público e privado organiza processos, favorece a certificação, aumenta a confiabilidade e a competitividade dos nossos produtos. O Sistema Findes tem investido em qualificação e modernização, ações que vão ao encontro do convênio firmado entre Idaf e RCM. Queremos algo bom para ambos, trazendo desenvolvimento para o Estado”, defende.

A assinatura contou com a presença de executivos, diretores e conselheiros do Sistema Findes e de lideranças estaduais, como o vice-governador do Estado, César Colnago, o secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, e o diretor-presidente do Idaf, José Maria de Abreu Júnior.

Colnago destacou a importância do convênio para a inserção dos produtos capixabas no mercado internacional. “O mercado exige competência. Sem certificação, não há como competir. Quando penso em relações comerciais com outros países, é preciso referenciar, certificar, atestar a qualidade dos nossos produtos. A rede de laboratórios estruturada hoje está à altura do que precisamos no Estado. A Findes tem um papel importante neste trabalho, auxiliando-nos a colocar o Espírito Santo como referência no Brasil e no mundo”, reforça o vice-governador.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES