08/07/2016 – Nona edição do Vitória Moda termina com boas expectativas de negócios

Um dos destaques do Vitória Moda 2016 foi o desfile realizado por nove ex-alunos do Senai Cetiqt, com looks marcados pela ousadia e inovação

O maior evento de moda do Espírito Santo, que movimentou a cidade durante os três dias de sua realização, espera atingir R$ 19 milhões em negócios. Um dos destaques do Vitória Moda 2016 foi o desfile realizado por nove ex-alunos do Senai Cetiqt, com looks marcados pela ousadia e inovação.

Inspirado no tema “Natural, original, tropical – mergulhando em nossas raízes”, que exaltou a arte, a cultura e a moda do Espírito Santo, a nona edição do Vitória Moda –  uma iniciativa do Sistema Findes, em parceria com o Sesi-ES e Senai-ES e correalização do Sebrae – apresentou, durante os dias 5, 6, e 7 de julho, no Centro de Convenções de Vitória, 26 desfiles, com um público estimado em cerca de cinco mil pessoas.  

Considerada uma das melhores edições realizadas ao longo dos últimos oito anos, tanto pelo público quanto pelos participantes do evento, segundo o presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes e coordenador do Vitória Moda, José Carlos Bergamin, é possível que as vendas desta edição superem as do ano passado – de R$ 14 milhões –  assim que as marcas lançarem suas coleções no mercado. “Se o cenário econômico do país permitir, poderemos chegar a R$ 19 milhões em negócios”, assegura, otimista, Bergamin.

O Salão Criativo, que reuniu o trabalho de 30 artesãos, artistas e designers capixabas, também foi destaque

O Salão Criativo, que reuniu o trabalho de 30 artesãos, artistas e designers capixabas, também foi destaque 

Aberto, oficialmente, no dia 4 de julho, com uma palestra de Chiara Gadaleta e a apresentação da Orquestra Camerata Sesi-ES, o Vitória Moda foi palco, nos três dias seguintes, do Salão Criativo, espaço que expôs os produtos de cerca de 30 micro e pequenas empresas, além de oficinas e palestras.

O evento também envolveu modelos, maquiadores, cabeleireiros e estilistas, e contou com a cobertura de cerca de 100 jornalistas, representando importantes veículos, tanto impressos quanto eletrônicos e digitais, do Estado e de várias partes do país.

O Vitória Moda foi lançado em 2008, com o objetivo de inserir o Espírito Santo no calendário da moda nacional. Diferentemente de outras semanas de moda realizadas no Brasil, o Vitória Moda é voltado para a movimentação do circuito de negócios, a valorização e a qualificação do setor de vestuário capixaba. 

O evento contou com estandes das principais marcas do mercado de moda local e também de novos estilistas capixabas

Opiniões

Para a empresária Thiciane Tibério, da marca Riviera Store, o evento superou a edição de 2015. “Achei que a repercussão foi mais ampla e gostei muito da organização. Estamos abrindo uma nova loja e acredito que minhas vendas irão aumentar depois do evento, por conta da positiva divulgação da minha marca durante o Vitória Moda. Fiquei muito feliz com o resultado”.

O estilista Marcelo Zantti diz que o Vitória Moda “é a maior plataforma fashion do Espírito Santo”. Nesta edição, ele participou assinando para a estreante Zan.Bo, marca que comanda ao lado de sua sócia, Maria Borgo. Marcelo espera que a próxima edição, em 2017, venha “repaginada”, porque considera importante “inovar sempre”. 

“Se o cenário econômico do país permitir, poderemos chegar a R$ 19 milhões em negócios com esta edição do Vitória Moda, superando a marca de 2015, que foi de R$ 14 milhões”, afirmou, otimista, o presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes e coordenador do Vitória Moda, José Carlos Bergamin (na foto, ao lado do ator Marcos Pitombo, que desfilou para a Konyk no evento)

Para Martha Colodetti, da Surreal, marca que desfilou pela segunda vez no evento, o Vitória Moda é muito importante para a economia do Estado, por mostrar a força dos segmentos moda e indústria criativa. “Depois da construção civil, este é o segmento que mais emprega no Espírito Santo. O Vitória Moda é nossa melhor plataforma. Além disso, a liberdade concedida à marca Surreal para expressar o seu conceito no desfile, a participação de jornalistas de moda e de digital influencers, das agências de modelos e dos outros segmentos, nesta última edição, evidenciaram a profissionalização e o amadurecimento do evento”. 

Marcela Lopes, lojista de Barra de São Francisco, foi conferir as novidades no Centro de Convenções de Vitória, e saiu satisfeita. “Vi muita coisa de qualidade na passarela, o que, confesso, me surpreendeu um pouco. Compro muito fora do Estado, mas, agora, vou ficar de olho nas novidades lançadas aqui. O evento está de parabéns”, disse ela.

Curadora do Salão Criativo – que envolveu cerca de 30 artesãos, projetos, artistas e designers – Jacqueline Chiabay não esconde seu entusiasmo com o evento e o espaço que abrigou moda, cultura e design no Vitória Moda. “Foi emocionante e gratificante ver a diversidade, a inspiração e a identidade capixabas em total sintonia”, diz ela. “Tive oportunidade de ouvir público, expositores e patrocinadores, e eles foram unânimes nos elogios. Mas ainda queremos fazer muito mais em 2017”. 

 

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