Workshop vai orientar sobre guia de tributação e legislação do ICMS no setor de rochas

Na próxima quarta, 1º de agosto, o Sindirochas (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo) vai realizar o workshop Guia de Tributação e Legislação do ICMS, em Vitória.

O evento acontecerá no auditório da Fucape e tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do cenário tributário e fiscal do setor de rochas ornamentais, suas características e regimes e facilitar o entendimento da atuação e compreensão do fisco estadual em relação as questões inerentes ao segmento.

O setor de rochas ornamentais capixaba foi o primeiro segmento econômico do Estado a desenvolver uma cartilha de tributação específica do arranjo produtivo. O “Guia Tributação no Setor de Rochas Ornamentais” foi lançado no primeiro semestre do ano e abrange orientações sobre as exigências do ICMS para as empresas do setor.

As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira, 27/07, no site do sindicato. O workshop é voltado para contadores, contabilistas, técnicos, empresários e profissionais do setor, professores, alunos da área contábil/fiscal e demais interessados.

O evento é resultado de uma parceria entre Sindirochas, Fucape e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e conta com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) e Sebrae.

 

Saiba mais: “Guia Tributação no Setor de Rochas Ornamentais”

Documento, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Sindirochas e Fucape, com objetivo de reunir orientações sobre as exigências do ICMS para as empresas do setor de rochas ornamentais no Espírito Santo.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, o guia é uma contribuição para a melhoria do ambiente de negócios. “Ele foi elaborado por meio de uma parceria entre o poder público, o setor empresarial e a academia com o objetivo de auxiliar na compreensão do sistema tributário. Entendemos a complexidade do sistema, e acreditamos que o guia vai contribuir para a redução de incertezas no setor privado”, destacou.

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, acredita que o setor inovou com o desenvolvimento do material. “O setor de rochas é o primeiro do Estado a lançar um guia com todas as informações tributárias. O Sindirochas tem atuado com o intuito de contribuir na geração de informação e agregação de conteúdo. Esta parceria vem somar e desenvolver estudos tributários que tragam benefícios para o nosso segmento”

Já o presidente da Fucape, Aridelmo Teixeira, destacou a importância da parceria. “É a primeira vez na história nacional que os segmentos se reúnem e chegam a um consenso buscando um equilíbrio institucional a segurança jurídica, melhorando o ambiente de negócios”.

Por Karina Porto Firme
Assessora de Comunicação do Sindirochas

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos