Aos 55 anos, empresário retorna ao Senai Cachoeiro para se qualificar em Manutenção Automotiva

Arildo Zanette é dono de uma oficina mecânica de Cachoeiro de Itapemirim e foi aluno do Senai na década de 70. Com 39 anos de mercado, ele se matriculou na primeira turma do curso técnico de Manutenção Automotiva com foco em Sistemas e Diagnóstico Veicular da cidade

 

“Hoje, aos 55 anos, estou de volta ao Senai para me valorizar cada vez mais”. O relato é de Arildo Zanette, mais conhecido como Bambu. Ele é um empresário do município de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo. Possui uma oficina mecânica na cidade desde o início da década de 80, mas entendendo a necessidade de se manter atualizado em um mercado em franca transformação, com o advento da Indústria 4.0, ele retorna à cadeira de estudante no Curso Técnico em Manutenção Automotiva com foco em Sistemas e Diagnóstico Veicular.

O curso faz parte do portfólio do Senai-ES, que passou por uma reformulação no ano de 2019, a fim de atender às demandas específicas da 4ª Revolução Industrial e as suas tecnologias habilitadoras.

Essa é a primeira vez que o curso técnico será ofertado em Cachoeiro de Itapemirim. Com a reformulação, o Técnico em Manutenção Automotiva tornou-se ainda mais completo, habilitando os estudantes para realizar diagnósticos, coordenar a manutenção, apoiar tecnicamente o aprimoramento de sistemas veiculares e inspecionar veículos e seus sistemas.

“O Bambu já foi aluno Senai há muitos anos, em um curso de aprendizagem industrial. Depois disso, abriu sua oficina e se especializou em marcas como a Bosch, tornando-se autorizado da marca em Cachoeiro. Ele foi um grande apoiador junto ao Sindirepa da formação da primeira turma de Técnico em Manutenção Automotiva de Cachoeiro”, contou Tânia Mara de Oliveira, diretora escolar do Senai Cachoeiro

Além de defender o curso junto ao Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa-ES), Arildo Zanette, que também é conselheiro da Regional Sul do Sistema Findes, tem realizado um trabalho de apoio aos alunos que queiram seguir a mesma carreira que ele.

Confira a entrevista que ele concedeu ao site do Senai.

– Dizem que o bom filho à casa torna. Por que o senhor resolveu, em 2019, se matricular novamente no Senai?

Estudei mecânica de automóveis em 1978 e 1979, no Senai. Estou no ramo de oficina desde 1980. Hoje, aos 55 anos, estou de volta ao Senai para me valorizar cada vez mais. Essa será a primeira turma de técnico em manutenção automotiva em Cachoeiro, por isso resolvi fazer o curso, para incentivar os mais novos e para ter mais conhecimento.

– Trinta e nove anos depois, e com muita bagagem, o senhor está sendo um apoio e um incentivo aos mais jovens que pretendem seguir a mesma carreira que você. Quando iniciou esse trabalho?

O nosso setor de mecânica está muito carente de profissionais. Eu sempre gostei de ajudar as pessoas e, por isso, muitos jovens me procuram em busca de um emprego.

Sempre os encaminho para o Senai, porque a instituição foi um grande caminho para minha carreira profissional.

– Qual importância o senhor enxerga no curso técnico de Mecânica Automotiva e no Senai como um todo?

No futuro, terá mais valor o profissional que tiver mais conhecimento no que faz. E o Senai é o caminho para que a gente se valorize cada vez mais no mercado.

Conheça o curso

Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência
19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal