Tabelamento de frete vai aumentar preços para o consumidor e afetar ritmo de contratações nas indústrias

O presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, declarou que a aprovação da Medida Provisória 832/2018 no Congresso vai aumentar o preço dos produtos para o consumidor final e prejudicar a produção nas indústrias. A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) já havia ingressado na Justiça Federal, em junho, com mandado de segurança coletivo contra a proposta.

“O Espírito Santo possui apenas 2% da população nacional, nosso mercado é pequeno e boa parte da produção é vendida para outros Estados ou países. Nos beneficiamos do chamado ‘frete de retorno’, que ficou inviável com o tabelamento. Isso afeta a competitividade das indústrias capixabas, aumenta os custos e, inevitavelmente, vai impactar o bolso dos consumidores”, destacou Castro.

Segundo o presidente do Sistema Findes, diversos fatores vêm pressionando os custos industriais, que atualmente opera com apenas 77% de utilização da capacidade instalada – abaixo da média histórica de 81%. A alta no valor do frete, na avaliação de Castro, vai desestimular a produção e inibir a contratação de novos profissionais.

“A indústria enfrenta a burocracia, a confusão tributária do país, o alto custo de energia, entre tantos outros itens, para gerar empregos e oportunidades. A decisão populista de tabelar o frete para beneficiar um setor específico, indo contra princípios básicos de mercado e da livre iniciativa, trava nova perspectivas de investimentos e contratações, tamanha a imprevisibilidade causada”, pontuou o presidente.

Nos primeiros cinco meses do ano, a indústria foi a segunda maior geradora de empregos formais no Espírito Santo, conforme dados do Caged analisados pelo Ideies. De janeiro a maio, dos 14.458 postos de trabalho criados no Estado, 5.761 vieram da indústria. O setor ficou atrás apenas da agropecuária, que acumulou alta de 6.418 novos empregos no período.

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos
11 de abril de 2024
Empresários conhecem detalhes sobre os decretos de logística reversa no ES