Strategy Day: Findes alinha estratégia com foco na produtividade e competitividade da indústria

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) reuniu neste sábado (04) os membros do conselho de representantes, vice-presidentes regionais, presidentes de sindicatos, executivos e diretores para o Strategy Day. O objetivo do encontro é alinhar estratégias das entidades que compõem o Sistema Findes, discutir programas, projetos e apresentar resultados.

Os objetivos estratégicos que norteiam o trabalho desenvolvido pela Findes têm como foco a elevação da produtividade e da competitividade da indústria capixaba. Neste sentido, o evento trouxe uma visão nacional, com apresentação de Rafael Lucchesi, diretor nacional do Sesi/Senai. Também foi apresentado o case da Federação das Indústrias de Santa Catarina, mostrando ações que estão sendo realizadas pelos catarinenses e que podem apontar caminhos no Espírito Santo.

O presidente da Findes, Léo de Castro, avalia o encontro como fundamental para a gestão e condução da Federação e sua relevância para a sociedade capixaba. “A ideia do encontro é alinhar estratégias e ações desenvolvidas, fazendo com que nosso conselho se aproprie das informações e colabore efetivamente na condução da gestão, dos programas e projetos desenvolvidos, definindo o que é mais relevante para a indústria e para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou.

Os programas da Findes envolvem todas as entidades ligadas ao Sistema – Sesi, Senai, IEL, Ideies e Cindes. Vão desde a promoção da qualidade de vida e segurança nas indústrias até a promoção direta da inovação nas empresas, focando especialmente a produtividade e o seu desenvolvimento estratégico.

Durante o evento, o diretor nacional do Sesi e Senai, Rafael Lucchesi, destacou a questão da produtividade e traçou um panorama sobre a gestão do Sistema S, alinhado à sua importância para a indústria. “Precisamos de quatro trabalhadores brasileiros para alcançar a produtividade de um americano. Temos o papel de alterar esse quadro. Uma entidade administrada por empresários tem que ter sua lógica pautada na eficiência”, pontuou.

O diretor regional do Sesi/Senai-ES, Mateus Freitas, avaliou o Strategy Day como importante para apresentar o panorama de gestão das entidades, as metas, oportunidades e desafios. “A ideia do evento é mostrar como estávamos, como estamos hoje e para onde estamos indo, mantendo alinhamento com ganho de qualidade e redução de custos. Temos que fazer isso periodicamente para corrigir possíveis desvios e alcançar os objetivos que traçamos”, disse.

Paulo Lacerda, Superintendente do IEL, apresentou os resultados da instituição e as ações em andamento na busca pela sustentabilidade. “Temos feito muitas parcerias, estamos ampliando o número de empresas atendidas. A produtividade da equipe aumentou, assim como seu alinhamento com a equipe comercial. Estamos melhorando nossa relevância, nossos resultados, ao mesmo tempo em que conectamos a atuação do IEL ao foco principal da Findes, que é o aumento da competitividade para gerar valor para a indústria e para a sociedade”, avaliou.

Exibindo diversos alguns dos diversos estudos desenvolvidos, o executivo do IDEIES, Marcelo Saintive, fez um panorama do instituto, mostrando como a gestão tem se posicionado em relação ao ambiente econômico, de negócios e na produção de análises econômicas relevantes para o Espírito Santo. “Queremos reforçar o papel do Ideies de formulador econômico, discutindo e promovendo o desenvolvimento capixaba e contribuindo para conectar o Estado com o Brasil”, destacou.

O evento tratou ainda da formação de novas lideranças. Cristhine Samorini, vice-presidente do Cindes, avaliou as entregas da instituição. “Temos buscado ampliar as entregas e vislumbramos que o Cindes pode contribuir muito com o ambiente de negócios e a formação de novas lideranças no Estado, especialmente para a indústria. Entendendo as demandas dos associados, melhoramos nossa operação e promovemos eventos alinhados a essas demandas. Também inauguramos a Câmara de Mediação e Arbitragem, um espaço alternativo para o empresário buscar soluções jurídicas com mais celeridade”, pontuou.

Léo de Castro, lembrou que o compromisso máximo da Findes é dar suporte e impulsionar a produtividade e o desenvolvimento da indústria no Espírito Santo. “Nossa ideia é discutir projetos, apresentar resultados e pensar a indústria, sua produtividade e o seu compromisso com o desenvolvimento e o futuro do Espírito Santo”, finalizou.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência