Senai e Sesi marcam presença no Circuito Startup Summit

Projetos desenvolvidos por alunos do Senai serão expostos no maior evento de inovação e empreendedorismo já realizado no Espírito Santo. É de sexta-feira (06) a domingo (08), na Praça do Papa, em Vitória. Entrada gratuita

Está chegando a hora do “Circuito Startup Summit”: o primeiro evento do Espírito Santo que integra empreendedorismo, tecnologia, conhecimento, música e games em um espaço pensado para estimular a criatividade e a inovação. A programação começa nesta sexta-feira (06), a partir 18h, na Praça do Papa, em Vitória, e se encerra no domingo (08). E, claro, o Sesi e o Senai não poderiam ficar de fora dessa.

Realizado pelo Sebrae, com o apoio do Ecossistema de Inovação, o evento é gratuito, com inscrições feitas pelo site www.sebraesummites.com.br. Voltado para empresários, empreendedores e estudantes de todas as idades, o Circuito terá 54 horas de programação com mais de 40 atrações, oito palestrantes e 15 espaços de inovação e tecnologia, entre eles o “Academy Tech”.

Esse é um local de conexão entre o mundo acadêmico e o mercado, para colocar a inovação em prática como uma inteligente solução de negócio. No espaço, o público poderá conhecer os projetos inovadores que o Senai realiza com seus alunos e também instrutores para solucionar desafios reais da indústria e da sociedade; além de novas tecnologias criadas pela academia e parceiros do Ecossistema de Inovação.

Meio Ambiente e Inclusão

Os trabalhos selecionados pelo Senai para o Startup Summit são voltados para as áreas de meio ambiente e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

O projeto “Ilha Ambiental”, de autoria das alunas Estefânia Aparecida Silva e Karina Correa dos Santos, do curso de Edificações do Senai Vila Velha, sob coordenação da instrutora Janine Gomes. Vice-campeão nacional da Mostra Inova, o trabalho foi idealizado para recuperar cursos de água. Para isso, foi projetada uma ilha flutuante composta por plantas macrófitas, capazes de filtrar a poluição das águas a partir da fitorremediação, uma tecnologia natural, versátil e de baixo custo operacional

Pensando na inclusão da pessoa com deficiência (PCD) nos cursos de capacitação profissional de solda e também no mercado de trabalho, os alunos do Senai Vitória tomaram a iniciativa de realizar uma “Adaptação do Laboratório de Solda para Cadeirantes”, tornando-o mais acessível. Para isso, foram realizadas pesquisas e questionários com pessoas com deficiência, especialistas e responsáveis por instituições de apoio ao PCD.

Inovação na Prática

O “Circuito Startup Summit” é pensado para que o público entenda todos os processos envolvidos em um negócio de inovação. Para tal, a programação traz palestras sobre temas que serão ministradas especialistas renomados no cenário nacional, além de oficinas, espaços colaborativos e troca de experiências.

Os pequenos também têm vez na programação do Summit. Para crianças a partir de sete anos de idade haverá oficinas no Espaço Maker sobre desenvolvimento de games, empreendedorismo e inovação. Nesse local, há ainda oficina para Youtuber (9 a 16 anos), Internet das Coisas (10 a 16 anos) e NASA Space Apps (acima de 14 anos).

Há ainda atrações especiais envolvendo drones. Se a criança tem a partir de 10 anos, poderá pilotar um equipamento desse de forma experimental; a partir dos 12, poderá participar de uma batalha; a partir de 14 anos, o adolescente poderá aprender a montar pequenas aeronaves.

Para os gamers, foi preparado um campeonato de League of Legends (Lol), Call of Duty, Free Fire e Counter-Strike; além do Espaço Indie, onde há a possibilidade de conhecer alguns jogos produzidos no Espírito Santo.

Mercado aquecido

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Startups, o número de startups que se cadastraram entre 2012 e 2017 dobrou, indo de 2.519 negócios para 5.147. Hoje, já são mais de 12 mil empresas seguindo esse modelo.

No Espírito Santo, a Mobilização Capixaba pela Inovação traçou uma meta de que o estado alcance 1.000 novas startups em 10 anos, que seja sede de pelo menos 20% das maiores empresas de base tecnológica e esteja entre os cinco mais inovadores do país. Atualmente, o estado possui 80 startups.

Arena do Conhecimento

Participe de uma jornada criada para provocar o pensamento criativo inovador, com palestras sobre macro temas de relevância, apresentação de pitches de startups e casos de inovação na prática.

[su_spacer size=”10″]

Academy Tech

Um espaço de conexão entre o mundo acadêmico e o mercado para colocar a inovação em prática como uma inteligente solução de negócio. Haverá exposição de novas tecnologias desenvolvidas pela academia e parceiros do Ecossistema de Inovação.

[su_spacer size=”10″]

Espaço Colab

Neste espaço, os parceiros do Ecossistema de Inovação apresentam uma programação diversificada com debates sobre empreendedorismo e inovação, sendo uma conexão entre os setores da economia, governo e startups. Um local de interação com os ambientes promotores de inovação no Espírito Santo.

[su_spacer size=”10″]

Espaço Share ID

Venha conhecer e participar deste espaço de troca de experiências entre especialistas, startups e empreendedores. Um bate-papo para discutir novas tecnologias, o mercado de games, diversidade, sustentabilidade, entre outros temas de relevância da atualidade.

[su_spacer size=”10″]

Espaço Startup

Nesta exposição de negócios inovadores você poderá conhecer diversas startups, trocar ideias, inspirar-se, aumentar seu networking e até gerar novos negócios para a sua empresa. Essas startups apresentarão pitches ao longo dos 3 dias de evento na Arena do Conhecimento.

[su_spacer size=”10″]

Espaço Startup Mundi

Neste espaço, haverá jogos de tabuleiro como plataforma para apresentar etapas e conceitos fundamentais do processo de inovação em um ecossistema de startups. Os jogadores irão vivenciar situações reais de forma lúdica, lidando com desafios e orçamentos, fazendo pitches para investidores e muito mais. Venha aprender sobre o assunto de um jeito divertido e com uma experiência descontraída e ainda mais produtiva.

[su_spacer size=”10″]

Arena Inovação | Startup Weekend

O Startup Weekend é um evento da TechStars Global, que traz a você o melhor método para inovar e te ajuda a descobrir se sua ideia de projeto ou negócio dará certo! Encontrou um problema no mercado que você acredita que pode ajudar a mudar? Vem com a gente! Este é um evento que acontece em mais de 170 países pelo mundo. Após apenas 54 horas, você sairá com uma startup montada, validada e já com as primeiras vendas. From zero to hero!!! Será um fim de semana intenso, começando na sexta-feira à noite (6/12) e terminando no domingo (8/12) com a apresentação das startups montadas diante de um júri formado por representantes de grandes empresas, aceleradoras, investidores e muito mais. Você e sua ideia podem inclusive ser descobertos por olheiros do ecossistema inovador da cidade.

[su_spacer size=”10″]

Espaço Conexão

Uma oportunidade de troca de experiências e networking, em que conectamos os principais players do Ecossistema de Inovação capixaba e do país. Liberdade para empresas, parceiros e empreendedores conversarem sobre assuntos relevantes às suas áreas de atuação de acordo com suas realidades e expectativas do mercado.

[su_spacer size=”10″]

Espaço Maker

Espaço voltado ao fomento da cultura maker em crianças, adolescentes e empreendedores em geral. A proposta é aprender com a “mão na massa”, de forma lúdica, novas tecnologias: desenvolvimento de games, youtuber, internet das coisas, programação e prototipagem.

[su_spacer size=”10″]

Arena de Drones

Uma arena espaçosa e segura para experimentação com drones. Venha ser piloto ou espectador. Neste espaço também vão rolar batalhas e corridas de drones.

Batalha de Drones: uma brincadeira em que ganha o participante que conseguir derrubar o drone do outro. Não é preciso ter experiência prévia. Para maiores de 12 anos. Inscrições no local.

Corrida de Drones: uma competição profissional em que vence o piloto que conseguir chegar primeiro, passando por todos os obstáculos. Esta atividade exige treinamento prévio e grande experiência, sendo restrita aos profissionais do evento e competidores que atendam os pré-requisitos estabelecidos no evento.

[su_spacer size=”10″]

Arena Gamer

Adentre o universo gamer em uma arena com campeonatos, mostra de jogos e loja com games e artigos geeks. Conheça o mercado, suas oportunidades, e divirta-se com os players que também se amarram em tecnologia! Vai rolar campeonato de games e exposição de jogos criados em Games Jams.

[su_spacer size=”10″]

Maratona Musical

Neste espaço, vai rolar a “HackaMusic”, uma maratona inovadora de composição musical. Além de compositores, instrumentistas e intérpretes, o evento será aberto a integrantes da comunidade de produtores audiovisuais, empresários artísticos, profissionais de marketing digital e startups que desenvolvem novas soluções para o mercado de expansão da arte e do entretenimento, em especial da música.

[su_spacer size=”10″]

Food Park

Uma área com food trucks que oferecem deliciosas experiências gastronômicas e completam a visita ao Circuito Startup Summit Espírito Santo.

[su_spacer size=”10″]

Loja Summit

Antes de ir embora, não deixe de passar em nossa loja e adquirir seu souvenir para lembrar dos momentos vividos no Startup Summit Espírito Santo.

06/12 – “Fazendo a Inovação Acontecer” – Ridadávia Drummond

Horário: 19h às 20h30
Sobre o palestrante:
Doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Pós-doutor pela Faculty of Information Studies, da Universidade de Toronto, no Canadá. Autor do livro “Fazendo a Inovação Acontecer”.

[su_spacer]

07/12 – “Tecnologia para Negócios: Big Data e Inteligência Artificial” – Lisiane Lemos

Horário: 10h às 11h30
Sobre o palestrante:
Gerente de Novos Negócios da Google. Formada em Direito, é advogada e especialista em tecnologia e tratamento de dados por escolha. Por quase seis anos foi Executiva da Microsoft. Em 2017, foi reconhecida pela revista Forbes como uma das jovens com menos de 30 anos que fazem a diferença no Brasil. Em 2018, foi eleita uma das mulheres negras mais influentes do mundo pelo Most Influential People of Africa Descent (MIPAD) da ONU, na categoria negócios e empreendedorismo.

[su_spacer size=”10″]

– “FdP – Futuro do Presente” – Rafael Studart

Horário: 14h às 15h30
Sobre o palestrante:
CEO e cofundador da Cody Academic, escola de tecnologia criativa para crianças e adolescentes. Professor universitário, formado em Ciências da Computação, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação e Doutor em Filosofia e PhD em Engenharia de Dados e Conhecimento. Também é ator, roteirista, apresentador de eventos e de programas de TV. É criador do Prêmio Multishow de Humor e integrante do canal Castro Brothers.

[su_spacer size=”10″]

– “Mude ou Morra” – Prepare seu negócio para a nova economia” – Renato Mendes

Horário: 16h às 17h30
Sobre o palestrante:
Sócio da Orgânica, professor de Marketing Digital do Insper, mentor Scale Up da Endeavor Brasil e colunista da Época Negócios. Possui mais de 16 anos de experiência, dos quais quase cinco como executivo da Netshoes, onde também ocupou o cargo de Head of Marketing & Communications for Latin America.

[su_spacer size=”10″]

– “Você está de mudança e talvez não saiba” – Luciano Potter

Horário: 18h às 19h30
Sobre o palestrante:
Jornalista atuante no grupo RBS desde 2002, onde realizou coberturas de Copas do Mundo, e outros eventos de destaque nacional e internacional. Atualmente, é apresentador dos talk shows Pretinho Básico e ATLGreNal, além de comandante do podcast “Potter entrevista Potter”.

[su_spacer size=”20″]

08/12 – “Porque negócios inovadores precisam de comunidades” – Jeniffer Medeiros

Horário: 10h às 11h30
Sobre o palestrante:
Empreendedora, fundadora da startup ampyou e da aceleradora Beez. É gestora de comunidades do banco de investimentos Bossa Nova. Há dois anos, assumiu a mentoria e organização do Startup Weekend. Ganhou prêmio de melhor empreendedora no Programa Lemonade e foi agente de inovação da SEDECTES pelo programa Minas Digital onde replicou o modelo de construção de comunidades em mais de 20 cidades do interior.

[su_spacer size=”10″]

– “O futuro das cidades” – Guilherme Freire

Horário: 14h às 15h30
Sobre o palestrante:
Fundador e CEO da Grow Mobility, holding resultante da junção da Yellow e da Grin, com foco em soluções de mobilidade urbana. Empreendedor com experiência em planejamento e desenvolvimento de negócios.

[su_spacer size=”10″]

– “Os não Óbvios: Oportunidades Escondidas nas Disrupções” – Luiz Candreva

Horário: 16h às 17h30
Sobre o palestrante:
Empresário, professor e Head Of Innovation e Digital Transformation do Hub/SP. Um dos principais futuristas do país, foi eleito um dos 100 jovens mais inovadores da América Latina pela FCo e top 10 mentores brasileiros no Startup Awards 2017 e 2018 da ABStartups.

Serviço

Circuito Startup Summit
Sesi e Senai no Academy Tech

Onde: Praça do Papa, Vitória (ES)

Quando: 06, 07 e 08 de dezembro

Entrada: gratuita

Inscrições pelo site: www.sebraesummites.com.br

Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo