Sindirochas apresenta demandas sobre IPI e drawback a secretário do Ministério da Economia

Em visita ao Espírito Santo na segunda-feira (5) o Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC) do Ministério da Economia (ME), Jorge Lima, por intermédio do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Léo de Castro, este, alinhado com o pleito do setor de rochas ornamentais capixaba, participou de agenda com o presidente do Sindirochas, Tales Machado, e o Conselheiro do Centrorochas, Leonardo Tatagiba.

Após reunião e visita à sede da Zucchi Luxury Stones, na Serra, eles fizeram um sobrevoo sobre diversas pedreiras em operação na região de Colatina.

A pauta do encontro focou em duas importantes demandas para o setor de rochas ornamentais capixaba, não obstante, outras que também são acompanhadas e tratadas pelas entidades:

– Isonomia com setores concorrentes referentes ao tratamento tributário na aplicação da alíquota IPI incidente sobre as rochas ornamentais. O pleito apresentado ao Secretário foi no sentido de que também para o setor de rochas seja aplicada a alíquota “zero”, o que trará melhores condições competitivas, além de ser uma questão, entende-se, de justiça com o arranjo produtivo.

– Prorrogação dos atos concessórios de drawback, haja vista que regime aduaneiro que diversas empresas, reflexo da pandemia de COVID-19, enfrentam dificuldades para cumprir os termos iniciais dos seus atos concessórios. O drawback é uma importante ferramenta de estímulo as exportações e significativo ganho de competitividade para as empresas exportadoras.

 

Informações da Assessoria de Comunicação do Sindirochas

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028