Conheça o Sesi Go Lab: a ferramenta que apoia a indústria na construção de soluções inovadoras em saúde e segurança do trabalho

Grupo de Segurança do Trabalho da AcelorMittal conhece o programa Sesi Go Lab em reunião no Findeslab

A indústria capixaba conta com uma nova ferramenta para inovar na área de Saúde e Segurança do Trabalho ou Promoção da Saúde: o Sesi Go Lab. A metodologia de trabalho foi apresentada nesta quinta-feira (12) para uma equipe da ArcelorMittal. Nas próximas semanas, a empresa começa a desenvolver uma solução para seu desafio juntamente com consultores do Sesi-ES.

“A intenção do Go Lab é disponibilizar para as empresas ferramentas que possibilitem identificar, mapear e estruturar uma solução inovadora para um desafio relacionado a Saúde e Segurança no Trabalho. Dessa forma, a empresa apresenta o seu desafio para um grupo de especialistas do Sesi e, em conjunto, construímos essa solução”, explica o diretor de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi-ES, Júlio Zorzal.

Inspirado no Design Sprint, criado pela Google Ventures, o Go Lab é uma caixa de ferramentas de aceleração de ideias, que estimula a criatividade e envolve diretamente as indústrias. Ele reúne práticas de estratégia de negócios, inovação, ciência do comportamento e design thinking.

O objetivo dessa metodologia é validar ideias antes de se gastar muito tempo e recursos, principalmente financeiros. E o tempo é justamente o diferencial entre o formato criado pelo Google e o aplicado pelo Sesi, o primeiro leva uma semana para ser concluído, enquanto o segundo leva apenas três dias, tornando a metodologia mais facilmente assimilável pela empresa participante.

A metodologia é aplicada em grupos de oito pessoas, sendo seis representantes da empresa e dois especialistas do Sesi. O Go Lab se aplica tanto a produtos quanto a processos.

Piloto

O Sesi Go Lab foi desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesi, que capacitou equipes de 12 departamentos regionais para serem facilitadores da metodologia junto às empresas. O Sesi-ES é um dos departamentos capacitados e tem como meta entregar três pilotos de soluções.

A primeira empresa capixaba a abraçar o programa foi a AcelorMittal, parceira do Findeslab, o hub de inovação da indústria capixaba. E a equipe que veio conhecer essa caixa de ferramentas inovadoras gostou da proposta, conforme mostra o engenheiro de SST da empresa, Darci de Oliveira Júnior.

“Esse projeto realmente apresenta para gente uma metodologia de investigação e análise de uma problemática vivenciada no dia a dia de saúde e segurança”, apontou.

Darci ressalta os principais benefícios que identificou no programa. “O Go Lab é uma metodologia de trabalho dinâmica e andragógica. Ela estimula a equipe de trabalho estabelecida pela empresa a buscar uma solução aplicável, prática e lean, a fim de alcançar êxito na dor que apresentamos para os consultores”, pontuou.

O passo a passo

A metodologia Go Lab é composta por três etapas, denominadas pré-sprint, sprint e pós-sprint. A palavra sprint, traduzida do inglês, significa acelerar.

Na pré-sprint, é realizada uma reunião inicial com a indústria para entender a sua dor ou desafio na área de Saúde e Segurança do Trabalho ou Promoção da Saúde. Essa foi a etapa realizada pela AcelorMittal nesta quinta.

“A empresa traz o seu desafio e a partir dali o grupo levanta subsídios que deem suporte no desenvolvimento dessa solução”, explicou Júlio Zorzal.

Entendida a dor, é hora de desenvolver a solução no sprint, estruturado em três dias de imersão. Primeiro dia, entender, desconstruir e idear; no segundo, decidir e detalhar; no terceiro, prototipar, testar e aprender.

Neste momento são realizadas provocações aos integrantes da empresa, por meio de metodologias e ferramentas de inovação, para que a solução seja validada em cada etapa até que se chegue a um formato final, que possa ser prototipado. Ou seja, o Sesi apoia a indústria durante toda a execução da ideação do briefing para que saia com a solução construída e validada.

O pós-sprint, ocorre 20 dias depois dos sprints, com o teste do protótipo para saber o que precisa ou não ser melhorado. Finalizado, esse projeto estará pronto e poderá ser submetido ao Edital de Inovação para Indústria do Sesi e do Senai.

Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17