Sesi Laranjeiras disputará a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

A equipe Laranja Mecânica, do Sesi Laranjeiras, foi classificada para etapa nacional

 

Após um dia inteiro de competição, a equipe “Laranja Mecânica” da unidade Sesi Laranjeiras foi classificada para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria Ensino Fundamental nível I, que acontece de 07 a 10 de novembro, em Curitiba, Paraná.  A etapa regional aconteceu no último dia 12 de agosto, no Sesi Jardim da Penha. Outras duas equipes do Sesi-ES conquistaram o 2º e o 3º lugares: a equipe Legos Vorazes (nível 1 – Sesi Maruípe) e a equipe The Walking Lego (nível 1 – Sesi Jardim da Penha), respectivamente.

Ao todo, a disputa envolveu 53 equipes e cerca de 250 alunos dos ensinos Médio, Técnico e Fundamental II de escolas públicas e particulares de todo o Espírito Santo. O Sesi-ES participou com 20 equipes de 10 unidades escolares.

A missão dos alunos na competição era simular um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisava ser realizado por robôs, sem a interferência humana. O robô deveria ser ágil para superar terrenos irregulares (redutores de velocidade); transpor caminhos nos quais a linha não podia ser reconhecida (gaps na linha); desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampas) para conseguir salvar as vítimas (bolas de isopor revestidas de papel alumínio), transportando-as para uma região segura (área de resgate) onde os humanos poderiam assumir os cuidados.

“A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Além disso, por meio dela, é possível identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo nacional de ensino e aprendizagem”, disse a gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino.

Confira os resultados:

Sesi Laranjeiras:

Equipe Laranja Mecânica – 1º lugar (nível 1) – classificada para a etapa nacional na categoria Ensino Fundamental I.

Sesi Maruípe:

Equipe Lego Side – prêmio Inovação (nível 1)

Equipe Legos Vorazes – 2º lugar (nível 1)

Sesi Cachoeiro de Itapemirim:

Equipe Avalon – prêmio Dedicação (nível 1)

Sesi Jardim da Penha:

Equipe The Walking Lego: 3° lugar (nível 1)

Equipe Legotrix: prêmio Maker (nível 1)

Sesi Aracruz:

Equipe War Machine: melhor escola privada (nível 2)

Equipe Shockwave: robô robusto (nível 2)

 

Por: Natália Magalhães

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência
19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal